Duarte Jr viabiliza novas vagas de capacitação gratuita para cobradores em São Luís

Deputado estadual Duarte Jr. e o Sindicato dos Rodoviários, o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) anunciou cursos gratuitos de capacitação e recolocação profissional, voltados para os cobradores de ônibus de São Luís demitidos, recentemente, em polêmica decisão das empresas.

Com previsão de abertura para o início de 2020, os cursos serão promovidos pelo Sest/Senat de forma gratuita, como o curso de mudança da carteira de motorista da categoria B para a categoria D, com as taxas do Detran já incluídas.

“O ex-cobrador tem que ter a carteira de motorista da categoria B há pelo menos dois anos para poder subir para a categoria D”, informa Sandro Henrique, diretor da unidade do Sest/Senat na capital, que ressaltou que outras modalidades de curso já estão com vagas abertas.

O Sindicato dos Rodoviários trabalhará de forma conjunta com o órgão, divulgando os cursos e contatando os ex-cobradores, segundo informa Isaías Castelo Branco, presidente do Sindicato. “Nós temos pessoas no Sindicato que prestarão informações aos ex-cobradores, para que todos voltem a aderir ao mercado de trabalho”, diz Isaías.

Os interessados já podem se cadastrar na sede do Sindicato, que fica na Rua Afonso Pena, no Centro. A recolocação profissional de ex-cobradores é uma demanda de Duarte Jr endereçada aos órgãos competentes, assim que o deputado soube da demissão em massa de cobradores.

“Parabenizo o Sest/Senat, na pessoa do Sandro, por atender essa demanda, essa reivindicação. Mais uma grande conquista”, publicou o deputado em suas redes sociais, onde também pediu que os ex-cobradores sejam marcados e informados sobre os cursos.

Concita Pinto protocola requerimento na Câmara solicitando instalação de redutor de velocidade no Calhau

A vereadora Concita Pinto (Patriota), apresentou requerimento n°508/19, pedindo a Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realize a instalação de um quebra-molas, estilo “olho de gato”, antes da faixa de pedestres localizado na Avenida dos Sambaquis, no bairro do Calhau, próximo as escolas “Diante Saber” e “Legolar”.

Segundo a vereadora, a reclamação dos pais e dos estudantes é o deslocamento até as escolas. “Os motoristas não estão respeitando à faixa de pedestres, colocando nossas vidas em risco, o que vem causando grandes transtornos e reclamações no dia a dia”, disse Concita.

“Nosso objetivo é de melhorar a vida das pessoas, seja no trânsito, na saúde, na educação, enfim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para população ludovicense, por meio de nossas indicações, e consequentemente, da execução dessas solicitações”, destacou a vereadora Concita Pinto.

 

Improbidade: prefeito de Barra do Corda e mais três são denunciados por irregularidades em contrato de locação

A 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda ingressou, com uma Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa contra o prefeito Wellryk Oliveira Costa da Silva, Oilson de Araújo Lima, Jonatan Alves da Silva Júnior e Valdimiro Pereira de Oliveira. A Ação foi motivada por irregularidades em um contrato de aluguel firmado em 2015.Resultado de imagem para prefeito Wellryk Oliveira Costa da Silva,

O Ministério Público recebeu uma representação a respeito de possíveis irregularidades na locação de imóvel para instalação do depósito e despacho de alimentação escolar como Central de Distribuição da Agricultura. O contrato, com vigência de 12 meses, tinha valor mensal de R$ 4.610,00.

Ao analisar o processo de dispensa de licitação, a Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça encontrou irregularidades no aluguel do imóvel pertencente a Valdimiro de Oliveira. O primeiro ponto levantado foi uma inversão na ordem dos procedimentos realizados pela Prefeitura de Barra do Corda, que localizou o imóvel, realizou uma avaliação e procedeu o aluguel..

Como medida liminar, o Ministério Público do Maranhão requereu a indisponibilidade dos bens dos envolvidos. Além disso, foi pedida a condenação de Erik Costa, Oilson Lima, Jonatan da Silva Júnior e Valdimiro de Oliveira por improbidade administrativa.

Entre as penalidades previstas estão o ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa de duas vezes ou valor do dano ou de 100 vezes a remuneração recebida pelo agente público e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público pelo prazo de cinco anos

 

POLÍCIA CIVIL E A MAÇONARIA REALIZAM AÇÃO SOCIAL EM PROL DO DIA DAS CRIANÇAS EM BARREIRINHAS/MA

Durante a operação simultânea entre a Polícia Civil do município de Barreirinhas e a Maçonaria (Loja Acácia dos Lençóis Maranhenses), foram arrecadados, através de doações vários brindes, os quais foram transformados em kits. Cada kit era composto por brinquedos, doces, chocolates, salgadinhos e bola, além de serem servido refrigerante e lanches.

De acordo com o Delegado Regional de Barreirinhas, o Delegado Cristiano Morita “Foram presenteadas mais de 1.000 crianças, nos bairros da Vila Boa Esperança, Mundico Cosme, Vila Canaã, Cidade Nova, Residencial Brasil, Francelina e Vila Anselmo. Também foram presentadas crianças na ala pediátrica do Hospital de Barreirinhas”, relatou o delegado.

O delegado mencionou ainda, que participaram da iniciativa em prol das crianças, vários personagens como a Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo; Branca de Neve e dois Palhaços, os quais animaram a criançada! “Quero agradecer minha esposa Dayane; à minha equipe da Delegacia de Barreirinhas; aos Irmãos da Loja Maçônica, e suas respectivas Cunhadas; a Escola Infância Feliz; aos empresários locais; Resorts; Hotéis; Pousadas; Comerciantes, Procon; OAB; Vereadores e todas as pessoas que de alguma forma, contribuíram para esse dia maravilhoso! Podem ter certeza, vocês fizeram a diferença! Que Deus ilumine e abençoe a todos! Muito, muito obrigado”, pontuou o Delegado Regional de Barreirinhas, Cristiano Morita.

Dr. Gutemberg divulga Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

A Campanha ‘Setembro Verde’, que intensifica a doação de órgãos e tecidos em todo o país, também foi instituída no calendário municipal por Lei 6.187/2017, de autoria do médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo.

Na última sexta-feira, 27, quando foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o vereador concedeu entrevistas na Tv Difusora (programa Bom dia Maranhão) e Rádio Difusora (programa Repórter Difusora) para esclarecer mais sobre os procedimentos para a doação de órgãos.

“A única maneira de quebrar ‘tabu’ é com informação. São feitos vários testes que correspondem a todo um protocolo para definir a morte encefálica da pessoa, que está na UTI com o cérebro morto, mas o coração batendo. Entendo que para a família é difícil aceitar a morte. Mas o coração desse familiar querido, que teve morte encefálica, pode dar vida a outra pessoa. Eu sou doador de órgãos e entendo que o ato de doar é um ato de amor e de solidariedade”, esclarece Dr. Gutemberg.

No Maranhão, mais de 600 pacientes aguardam na lista de espera para a realização de transplantes de órgãos.

A falta de conhecimento para o procedimento de doação aumenta a lista de espera. Por isso, Dr. Gutemberg também criou a Lei nº 325, ainda em 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de materiais impressos nos hospitais, prontos socorros e clínicas médicas, estimulando a doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplantes, informando os procedimentos legais para a realização da doação e o número de telefone, site, e-mail da Central de Transplantes do Estado do Maranhão.

“No Brasil, para ser doador de órgãos é preciso conversar com a sua família e manifestar o seu desejo de doar. Doadores vivos podem realizar a doação de rim, parte do fígado e da medula óssea. No Maranhão temos a Central de Transplantes, no Hospital Carlos Macieira. Os contatos são: 3268-6960/ 98424-6434”, completa o vereador.

 

Caminhonete em que estava o cantor Pepê Jr. colide com caminhão na BR-135

A caminho de Teresina-PI, onde iria fazer um show, o cantor Pepê Jr. acabou sofrendo um grave acidente  ainda no Maranhão, na BR-135, na região de São Mateus. O cantor viajava em uma caminhonete com mais quatro pessoas.

Pelas informações iniciais, o motorista da caminhonete em que estava o cantor teve que desviar do carro da frente, que havia freado bruscamente, porém, foi atingida por um caminhão que vinha em sentido contrário.

Nas imagens, a caminhonete ficou destruída, mas ninguém ficou gravemente ferido. Apenas o tecladista foi levado de volta para São Luís, pois teve alguns ferimentos e precisou de atendimento médico.

Vinicius Louro participa de audiência pública sobre falta de água em Santa Inês

O deputado estadual Vinicius Louro (PL) participou  da audiência pública que discutiu a problemática da falta de água na cidade de Santa Inês. A reunião foi proposta pelo presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Felipe dos Pneus (PRTB), e contou com a presença do diretor da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério Araújo, para que prestasse os devidos esclarecimentos à população.

Também estavam presentes os deputados Leonardo Sá (PL), Rildo Amaral (Solidariedade), Mical Damasceno (PTB), Wellington do Curso (PSDB) e Roberto Costa (MDB); a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel (DEM); o presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Siqueira (PSB); a presidente da OAB de Santa Inês, Karine Teles; e o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Ismael Fonseca.

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Santa Inês, o deputado Vinicius Louro afirmou que o problema já é antigo e tem causado sofrimento na vida da população. O parlamentar cobrou ações efetivas da Caema para que o abastecimento de água seja distribuído de forma correta em todo o estado.

“Nós temos que buscar soluções, tanto em Santa Inês quanto para a cidade de Pedreiras e para todo o Maranhão. Aqui nesta audiência, há vários representantes de todo o estado, cada um de nós pôde fazer algo para ajudar a resolver esse antigo problema em nosso estado. O povo quer soluções. Precisamos chamar a equipe técnica da Caema e de gestão para nos dar esclarecimentos sobre essas problemáticas financeiras. As contas estão chegando às casas dos moradores, mas a água não chega até eles. Medidas emergenciais precisam ser tomadas para sanarmos a escassez deste bem tão precioso e essencial para a nossa sobrevivência”, declarou o parlamentar.

O diretor da Caema, Carlos Rogério Araújo, anunciou que existe um projeto para resolver a falta de água em Santa Inês, mas alegou que a empresa não tem recursos para executar, por conta da grande quantidade de inadimplentes no estado. “Já temos meio caminho andado para iniciarmos o nosso projeto, unindo a Caema, Prefeitura, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, podemos conseguir. Também apresentamos algumas soluções, na medida que tivermos recursos financeiros. Tenham certeza de que será bem aplicado em prol da população de Santa Inês e do Maranhão”, disse o diretor.

 

Operação Letum da Polícia Federal prende 30 no MA por tráfico de drogas, armas e homicídios

A Policia Federal cumpriu 30 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão na “Operação Letum” deflagrada  em São Luís, Imperatriz Vitória do Mearim e ainda em Palmas, Dourados (MS) e Três Lagoas (MS). A ação faz parte do combate ao tráfico de drogas e armas.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Ronaldo Maciel, da 1ª Vara Criminal de São Luís. A operação contou com o apoio de 100 policiais federais de Ceará, Piauí, Tocantins, Pará, Amazonas, Amapá, Paraná e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram no dia 3 de junho de 2019 por conta de um homicídio. O desenrolar dos fatos levou os policiais a descobrirem que o assassinato em questão era causado por uma facção criminosa responsável por pelo menos 20 casos de homicídios e tentativas de homicídio.

Os alvos da facção seriam criminosos rivais e também policiais e agentes penitenciários que de alguma forma agiam contrários aos interesses do grupo criminoso.

O nome da operação, “Letum”, é uma referência à personificação da morte na mitologia romana.

 

“ESSAS PALMAS VÃO ECOAR PARA SEMPRE DENTRO DA MINHA ALMA”, DIZ JEFFERSON PORTELA AO RECEBER MEDALHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

Uma lista interminável de autoridades, inclusive o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, se fez presente à Assembleia Legislativa para homenagear o Delegado de carreira da Polícia Civil que, na condição de Secretário de Segurança Pública, mudou toda a configuração do Sistema de Segurança do Estado. Jefferson Portela estava ali para receber a Medalha do Mérito Timbira Manoel Beckman, a mais alta comenda do Poder Legislativo. Foi, talvez, a mais concorrida solenidade de mérito da história da Assembleia em muitos anos.

A entrega da comenda atendeu a requerimento do deputado Duarte Júnior, cujo gabinete produziu um vídeo que estabeleceu a distância abissal entre o que foi a segurança pública nesse Estado antes e depois do delegado Jefferson Portela. Mostrou que quando Jefferson assumiu a Secretaria de São Luís figurava entre as 50 cidades mais violentas do mundo. Destacou os 15 mil novos policiais que passaram a integrar a PM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros com o advento do governo Flávio Dino, sem contar 9.000 promoções que se achavam travadas pela inapetência administrativa de governos anteriores. Nove novos batalhões, 12 novas delegacias, 2 Centros Táticos Aéreos e 11 colégios militares passaram a integrar o Sistema Estadual de Segurança.

Em seu discurso, Duarte Júnior estendeu a homenagem aos familiares do Secretário de Segurança e disse de sua grande honra e orgulho em ver tanta gente naquele espaço, testemunhando, na figura de Jefferson Portela, a luta diária dos homens públicos por um Brasil mais justo e um Maranhão melhor. Registrando a redução de 63 % dos homicídios no Estado, em comparação ao ano de 2014, o deputado Duarte Júnior garantiu que o Sistema de Segurança terá todo seu apoio dentro da Assembleia Legislativa do Maranhão.

APLAUDIDO DE PÉ

Invocando a Deus como regente de nossas vidas e afirmando que prefere uma morte sagrada a uma vida indigna, o Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, dividiu com os demais secretários a honraria recebida porque “No governo Flávio Dino sempre fizemos tudo de forma coletiva”. Ele exortou a função pública afirmando que “Na vida pública nós só podemos fazer o que manda a lei”.

Para o homenageado e novo comendador, a vida só tem sentido se for em comunhão. Aplaudido de pé, Jefferson Portela disse que “Essas palmas vão ficar ecoando para sempre dentro da minha alma”. Para ele nenhum sistema de segurança pode confundir coragem com arbítrio e toda a força usada tem que ser legitimada pela dignidade humana.

O secretário declarou ainda que bandidos jamais virão de outros estados com fuzis desfilar no Maranhão. Ele também lembrou que antes de assumir a Secretaria de Segurança, “Assim como São Luís estava entre as 50 cidades mais violentas do mundo, São José de Ribamar era apontada entre as 10 cidades mais violentas do Brasil. Hoje, São Luís e São José de Ribamar estão fora destas estatísticas”, orgulhou-se. Registrou, ainda, que em 2014 chegamos a ter 14 explosões de agências bancárias em um único mês e 21 policiais foram assassinados.

Ao final, ainda exaltando a honra e a dignidade da atividade policial, desejou que cada um dos policiais presentes recebesse a Medalha do Mérito Timbira. “Mas como isso não é possível, peço que guardem essa medalha em suas almas”, finalizou.

Menina de 10 anos denuncia estupro do próprio pai para diretora de escola em São José de Ribamar

Resultado de imagem para estupro

Uma menina de 10 anos de idade denunciou o próprio pai por estupro à diretora da escola onde estuda em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. Depois de informar a mãe da menina, a diretora procurou a polícia.

“A mãe disse que não sabia de nada e tomou conhecimento dos fatos neste momento que a polícia falou nessa situação. Aí depois ela conversou com a filha dela e perguntou por que ela nunca tinha dito nada e a menina respondeu que era ameaçada pelo pai, que o pai ameaçava de matar tanto a menor, como a mãe, caso contasse”, afirmou a delegada Letícia Gama.

O pai da menina, identificado como José Francisco da Conceição Rodrigues, foi preso em casa ainda nesta quinta (26) e levado para a Penitenciária de Pedrinhas, onde vai aguardar o andamento das investigações.

Segundo a polícia, ao ser perguntado, José não quis falar sobre o assunto e disse que iria exercer o direito de ficar calado. A Polícia Civil já pediu exames para confirmar ou não o crime. O inquérito está sendo conduzido pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.