Ibama encontra óleo ao redor de navio encalhado na costa do Maranhão

Mancha de óleo encontrado ao redor do navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão — Foto: Ibama

Uma inspeção aérea do Ibama realizada na manhã desta sexta (28) constatou uma mancha fina de óleo ao redor do navio Stellar Banner, que está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão. As informações são do G1MA.

Segundo o Ibama, o óleo saiu do porão da embarcação e está em um raio de aproximadamente 830 metros do navio. No entanto, ainda não é possível afirmar a quantidade de resíduo despejado no oceano. O cálculo do volume de óleo será realizado nas próximas horas, assim como outros dois voos com o objetivo de monitorar a mancha. As informações são do G1MA.

Segundo a empresa Polaris, proprietária do navio, acredita-se que o óleo observado no local seja resíduo do “óleo morto” que estava no convés, não vazamento dos tanques de combustível. A empresa afirmou ainda que empresa está mobilizando todos os ativos disponíveis no Brasil para erradicar qualquer risco potencial de derramamento de óleo, e que uma equipe antipoluição já está no local, monitorando de perto a situação.

De acordo com equipe especializada contratada pela empresa Polaris, proprietária do navio, os tanques estão intactos. A casa de máquinas está seca e os motores de geração de energia estão em funcionamento.

Resultado de imagem para navio na baía de sao marcos

Navio Stellar Banner carregado de minério de ferro sofre possível fissura no casco no meio do Oceano Atlântico — Foto: Divulgação

Desde o início das investigações do caso, a Marinha e o Ibama não descartam o risco vazamentos no navio. Atualmente, a embarcação segue encalhada e com 300 mil toneladas de minério de ferro, além de quatro milhões de litros de combustível e óleo. Se houver vazamento, todo o material pode se espalhar pelo litoral.

Nesta quinta (27), o comandante da Capitania dos Portos, Alekson Porto, concedeu entrevista e disse que o navio colidiu com algo não identificado.

“O comandante tinha efetuado um movimento de varação, que é colocar a embarcação em um banco de areia, justamente para evitar que ela naufragasse. A embarcação então está em encalhada e o comandante informou que tem embarque de água por alguns tanques vazios a bordo, chamado ‘pick-tanks’, e, a partir das 2h da manhã, do dia 25, o comandante avaliou que a segurança da tripulação estava em risco pela inclinação que o navio teve para direita. Pediu auxílio para os rebocadores que estavam na área e eles migraram para os rebocadores”, disse o comandante

Sobre o risco de naufrágio, a Marinha afirmou que o risco é pequeno, mas não é impossível. Há, atualmente, quatro rebocadores na região para agir em caso de emergência.

“É muito cedo poder dizer alguma coisa. Ela [Polaris] vem acompanhando e empregando dois navios do 4ª Distrito Naval de São Luís, um com previsão de chegada nas próximas 24h e outro no sábado (29). Hoje nós temos uma aeronave no local, que se apresentou a cena de ação e está com o nosso chefe do gabinete de crise. Hoje a embarcação está encalhada, na região não tem profundidade suficiente para cobrir a embarcação”, disse o comandante Alekson Porto.

Polícia estoura desmanche de motocicleta no Cruzeiro do Anil

No início desta semana, policiais da Equipe 2 do Batalhão Tiradentes em patrulhamento de apoio ao carnaval 2020, realizavam abordagens pelo centro da cidade, quando receberam informação sobre furto de uma moto na cor branca.

A guarnição foi informada que a motocicleta era monitorada por rastreador que aponta a localização em tempo real. De posse desse dado a equipe foi em busca de recuperar o bem furtado.

A moto foi localizada no bairro do Cruzeiro do Anil, no interior de uma residência. Dada à fundada suspeita, os policiais adentraram no local, que aparentava estado de abandono, onde identificou  a motocicleta rastreada e outros materiais, dentre eles documentos e inúmeras partes de outras motocicletas, caracterizando o local como um desmanche de motocicletas roubadas.

Tanto a motocicleta quanto os demais objetos encontrados no local foram entregues na Delegacia do plantão do Cohatrac para providências.

Homem é executado com tiro na cabeça por agredir a ex-companheira, aponta investigação

Um homem identificado como Chaelenilson Moreira, de 32 anos, foi executado a tiros dentro de sua própria casa no município de Codó, a 290 km de São Luís.

De acordo com a polícia, dois homens entraram na casa da vítima, situado na Rua Padre Alteredo, no bairro Nova Jerusalém, em Codó, e um dos suspeitos atirou na cabeça de Chaelenilson que morreu logo após o crime.

Numa das linhas de investigação, a Polícia Civil trabalha com a informação de que Chaelenilson Moreira morreu porque agredia fisicamente a sua ex-companheira. Os policiais envolvidos no caso acreditam na hipótese de execução por vingança.

A polícia diz que já existem pistas dos dois autores do homicídio, mas os policiais continuam procurando os assassinos.

 

Maranhão tem a 5ª gasolina mais barata do Brasil, diz pesquisa realizada pela ANP

O Maranhão tem a quinta gasolina mais barata entre todos os 26 Estados e o Distrito Federal, de acordo com pesquisa semanal na Agência Nacional do Petróleo (ANP), do governo federal.

O mais recente levantamento, entre os dias 16 e 22 de fevereiro, mostra que o preço médio do combustível no Maranhão é de R$ 4,354.

É menos que a média nacional, de R$ 4,537. E também o segundo menor de todo o Nordeste. E o mais barato entre todos os Estados vizinhos do Maranhão.

Menos ICMS

Uma das razões para o Maranhão ter a quinta gasolina mais barata do país é a questão tributária. Segundo a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), o Maranhão tem o menor ICMS sobre a gasolina em todo o Nordeste.

Outro fator que ajuda a segurar os preços é fiscalização para o combate a fraudes com combustíveis, realizada pelo Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e do Consumidor (Procon/MA) e pelas polícias.

 

 

Câmara de São Luís recebe de promotor sugestões sobre Plano Diretor

O promotor de Justiça de Proteção do Meio Ambiente, Luís Fernando Cabral Barreto, esteve, nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de São Luís. Na oportunidade, ele se reuniu com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Pavão Filho (PDT), e com o procurador geral da Casa, Vítor Cardoso, e entregou documento contendo sugestões do Ministério Público a serem integradas ao projeto de lei, de autoria do Executivo, que trata sobre o novo Plano Diretor da capital. A matéria será votada pelos vereadores em breve.

“É uma contribuição de um fiscal da lei, que está acompanhando todo o processo de reconstrução do Plano Diretor, desde quando a proposta saiu do Executivo e veio para Câmara. Após uma análise, o promotor entendeu que havia necessidade de fazer algumas adequações. As recomendações vão instruir a melhor forma de como os vereadores devem votar”, relatou o procurador.

De acordo com Pavão Filho, as sugestões são a opinião do Ministério Público e visão contribuir com a proposta de revisão urbanística.

“A Câmara não decide sobre o Plano Diretor, sem ouvir recomendações do Ministério Público, da sociedade e a opinião de cada vereador que faz parte deste parlamento. É uma decisão democrática e transparente. Se ela necessitar de ajustes, com certeza serão feitos para melhorar o pLano, que vai valer para os próximos 10 anos na nossa cidade”, argumentou.

Plano Diretor

O Plano Diretor orienta a ocupação do solo urbano, tomando como base, os interesses coletivos e difusos, como a preservação da natureza e da memória, e os interesses particulares dos moradores da cidade.

Em uma ação inédita, o Legislativo Municipal realizou, ano passado, uma série de oito audiências públicas com o objetivo de ouvir sugestões da população de São Luís a respeito do projeto de lei.

 

“Carnaval do Maranhão” reúne 700 mil pessoas em São Luís

Visualização da imagem

Os circuitos oficiais do Carnaval em São Luís reuniram 700 mil pessoas nos cinco dias de festa. O número equivale ao total de presentes nos circuitos Beira-Mar, Rio Bacanga, Madre Deus e Passarela do Samba.

“Fizemos, em 2020, o maior carnaval da nossa história, com centenas de milhares de pessoas participando. Obrigado a todos que ajudaram, em evento tão complexo. Parabéns aos artistas, grupos culturais e foliões. E peço desculpas por eventuais falhas. Sempre aprendemos com elas”, disse o governador Flávio Dino.

A novidade deste ano foi o Circuito Rio Bacanga, que levou três dias de festa para a região. Entre as atrações, estiveram Saia Rodada, Ávine Vinny e Mano Walter.

Mais uma vez, o Circuito Beira-Mar foi o local com o maior número de pessoas. As apresentações incluíram Margareth Menezes, Maria Rita, Cidade Negra e Zeca Baleiro.

Foram cerca de 300 atrações em todos os circuitos, entre cantores, bandas e grupos folclóricos da música, arte e cultura do Estado.

Festa nacional

A programação embalou não somente maranhenses, mas muita gente de fora. A folia no Maranhão já entrou para o calendário nacional. Para o francês Beltrand Landhauser, “foi uma [festa] irreverente, animada e muito diversa. Muito bom”.

Vinda de Recife para curtir o carnaval em São Luís, Arminda Portela Lima, 32 anos, se disse encantada com o que presenciou na festa, especialmente com a segurança. “Estou achando muito incrível, tranquilo, com muita paz e amor, sem violência. Um dos melhores carnavais que já aproveitei”, afirmou a turista.

Muita gente também veio do interior. Foi o caso do estudante Bruno Coelho, da cidade Magalhães de Almeida. Foi a primeira vez dele no carnaval em São Luís.

“Sempre tive o hábito de ficar no interior para brincar o carnaval. Estou achando fantástico. É uma coisa linda a cultura do Maranhão, [esse carnaval] é um dos mais lindos que existe no Brasil. Estou curtindo desde o pré-carnaval e amando demais tudo isso”, enfatizou.

São Luís: sargento da PM é executado com tiro na cabeça

Sargento Washington Ferreira Nogueira foi assassinado com um tiro na cabeça em São José de Ribamaar — Foto: Douglas Pinto/TV Mirante

Foi executado com um tiro na cabeça, no início da manhã desta quarta-feira (26), o sargento da Polícia Militar do Maranhão Washington Ferreira Nogueira, de 52 anos. O caso aconteceu em uma estrada que dá acesso ao bairro Miritiua, nas proximidades da Avenida General Carvalho, no Turu.

De acordo com a Polícia Militar, o sargento era lotado no 8º BPM e estava indo para o trabalho à paisana quando foi surpreendido por bandidos, que estariam de tocaia no mato. Os criminosos tomaram a arma do policial, atiraram nele e em seguida fugiram com a arma e outros pertences dele que estavam na mochila.

O tenente Jota Júnior disse que a polícia já tem informações de quem é o mandante e o executor.

Polícia apreende carga de cigarros contrabandeados


A Polícia Militar do Maranhão apreendeu aproximadamente novecentas caixas de cigarros contrabandeados na cidade de Luís Domingues-MA. A operação de codinome “Limpa Pulmão”, aconteceu em conjunto com os militares da cidade de Godofredo Viana. Segundo os policiais, o esquema criminoso acontece por via marítima e conta com a participação de indivíduos da localidade.

Os cigarros vindos do Paraguai, totalizam oitocentos e sessenta e quatro(864) caixas e foram apreendidos no porto do Coimbra próximo de Luís Domingues. Até o momento não houve prisões, mas a polícia já tem informações que podem levar aos criminosos.

Todo o material apreendido encontra-se no ginásio poliesportivo Didi Queiroz na cidade de Luis Domingues à disposição da justiça.

Furacão do axé, Margareth Menezes alegra milhares de foliões no Circuito Beira Mar

O palco principal do Circuito Beira Mar foi a sensação da segunda-feira de carnaval com o show da grande cantora baiana Margareth Menezes. Um dos maiores ícones do axé, a artista mostrou ao público maranhense e turistas toda sua alegria e forte musicalidade. O show foi um dos mais esperados do Carnaval do Maranhão 2020.

São 57 anos de idade e mais de 30 de carreira, contabilizando 16 LPs/CDs, cinco DVDs e inúmeras turnês internacionais por todos os continentes. A cantora baiana é um dos nomes mais respeitados e representativos do axé. Dona de um estilo próprio e fiel às suas raízes, Margareth Menezes mistura na sua música elementos africanos, brasileiros, indígenas e pop, num movimento que denomina AfroPop Brasileiro.

A cantora falou da emoção de estar participando do carnaval em São Luís. “É um prazer enorme. As nossas músicas se identificam e pude trazer um pouco da música baiana e unir a daqui. O maranhense tem o coração quente igual a nós baianos e é uma interação bacana. Já diz o mestre Milton Nascimento, que o artista tem que ir onde o povo está. E estar na terra de Zeca Baleiro e Alcione é uma honra”, enfatizou a artista.

No repertório do show no Circuito Beira Mar, estiveram grandes sucessos, a exemplo de Faraó, gravada em 1987, sucesso imediato como tema do Carnaval do Olodum e principal faixa do seu primeiro trabalho, que vendeu mais de 100 mil cópias. Ela também cantou hits como Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Mama África, Árvore e outros hits que marcaram sua carreira.

A festa do Carnaval do Maranhão é promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, com apoio do Grupo Mateus, e vai até esta terça-feira (25). Na Quarta-Feira de Cinzas (26), a apuração do concurso das escolas de samba será realizada no Teatro Alcione Nazaré, no Centro Histórico.