Jovem morto por bandidos em São Luís era professor universitário

O Instituto de Ensino Superior Franciscano está de luto. Vítima de latrocínio, morreu o professor André Arouche Fontoura hoje pela manhã quando tentava defender a sua moto das mãos de dois assaltantes. Os bandidos não conseguiram carregar o veículo, mas levaram a vida do jovem, morto com um tiro na cabeça na avenida Jerônimo de Albuquerque, em frente ao Roque Santeiro, na entrada do bairro Bequimão.

Arouche parou no sinal próximo do Roque Santeiro quando dois homens em uma motocicleta Honda Pop de cor preta e placa NMW-0462, anunciaram o assalto. Para não perder a moto, a vítima brigou com eles.

Um dos assaltantes sacou da arma e deu um tiro na cabeça do jovem, que foi levado para o Socorrão I e não resistindo veio a óbito. Antes de matar o professor, os bandidos tomaram de assalto a moto Pop em que estavam.

Arouche era economista e contador e professor do IESF. Alunos e professores usaram as redes sociais para lamentar a morte do jovem trabalhador e condenar a violência que tem feito vítimas cidadãos de bem.

 

 

Vereador Cézar Bombeiro presta contas de suas atividades parlamentares à população

 Por dever, lealdade e compromisso com a sociedade, o vereador Cézar Bombeiro (PSD) está prestando contas das suas ações parlamentares, com observância às proposições legislativas, dentre as quais estão: Requerimentos ao Prefeito de São Luís e Secretários Municipais, Indicações ao Governador do Estado e Secretários de Estado e Projetos de Lei, todos de interesses coletivos. O que também se constituiu marcante na sua atuação foram as audiências públicas com destaques para a Guarda Municipal, Galerias e Canais na cidade e o Transporte Coletivo.

Em seu primeiro ano de mandato, Cézar Bombeiro, visitou mais de uma centena de comunidades, a maioria por inúmeras vezes, participando de reuniões, ouvindo reivindicações e fazendo esclarecimentos sobre os encaminhamentos de solicitações através de requerimentos ou indicações. “O que mais me serviu de incentivo ao trabalho neste primeiro ano de mandato, foram os importantes apoios que recebi e a minha lealdade com todos, em ser verdadeiro e autêntico por onde passei”, diz o parlamentar do PSD.

Cézar Bombeiro apresentou 49 requerimentos dirigidos à Prefeitura de São Luís, Secretárias Municipais e outros órgãos da administração pública municipal, solicitando serviços diversos, desde a recuperação, drenagem e asfaltamentos para ruas e avenidas, reformas de escolas e creches, fortalecimento de escolas com bibliotecas, concursos públicos direcionados a 29 bairros, que também fizeram parte das 54 Indicações que fizemos ao governador Flavio Dino.

Os bairros contemplados  com Requerimentos e Indicações são os seguintes: Liberdade – Jaracaty – Matinha do Rio Grande – Gancharia – João Paulo –Vila Palmeira – Vila Bacanga – Vila Passos – Maracanã – Porto Grande – Residencial Órquidéa – Cohatrac – Sitio Leal – Alemanha – Camboa – Monte Castelo – Fé em Deus – Jordoa – Sá Viana – Vila Embratel – São Cristovão, Conjunto Dom Ricardo – Residencial Campo Belo 1 e 2 e Cidade Del Leste 1 e 2 – Pedrinhas – Cajupari – Parque Atenas – Itapera – Retiro Natal  e Recanto Verde.

Os Projetos de Lei e Decretos Legislativos, alguns já foram aprovados e outros estão em tramitação, que devem se tornar Lei, por todo o exercício de 2018, registra o vereador.

Cézar Bombeiro está em fase de elaboração de relatório detalhado com as informações de cada requerimento, indicação e Projeto de Lei, que deverá ser encaminhado com cópias para as comunidades, conselhos comunitários, associações de bairros, lideres comunitários e colocará em seu gabinete cópias à disposição de interessados.

Com a inexperiência natural do primeiro mandato, mas com a determinação de honrar com os compromissos assumidos com os eleitores que o elegeram e com a população de São Luís, o vereador Cézar Bombeiro, espera em 2018 fazer muito mais.

 

Servidores recebem salário adiantado e 13º em Nova Olinda do MA

A prefeitura de Nova Olinda do Maranhão efetuou o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários efetivos e o salário referente ao mês de Dezembro de 2017 dos contratados nesta sexta-feira (29).

O governo da reconstrução, sem dúvidas, vem escrevendo uma nova história para a princesinha da Br316, além de vários outros progressos na cidade, o salário do funcionalismo público em dias hoje é realidade.

“Sempre procuramos honrar nossos compromissos e o salário dos funcionários em dias, além de deixar o servidor satisfeito, também movimenta o comércio da nossa cidade”, ressaltou a prefeita Iracy Weba.

POLÍCIA CIVIL POR INTERMÉDIO DA SHPP, PRENDE EM GODOFREDO VIANA-MA, ACUSADO DE MATAR MULHER NA CAPITAL

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa-SHPP, investigou o homicídio de Cezarina Ferreira Lindoso, ocorrido em 17/06/2017, por volta das 23h00, no interior de sua residência, localizada na Chácara Itapiracó, nesta capital, chegando a autoria por parte de Werbet Pereira Ferreira,  vulgo “Beto”.

“BETO” fazia ocasionalmente trabalhos no sítio e tinha laços de parentesco com vítima. Ao ser informado que Werbet teria sido preso em Godofredo Viana-MA por uma tentativa de homicídio uma equipe da S.H.P.P. deslocou-se para a Delegacia Regional de Zé Doca-MA, onde recebeu apoio para formalização do cumprimento do mandado de prisão temporária. O preso foi transferido para o Centro de Triagem de Pedrinhas-MA.

 

 

Antônio Pereira entrega ambulância para beneficiar o povo de Davinópolis

O deputado Antônio Pereira (DEM) entregou uma moderna ambulância, equipada com o que existe de melhor no atendimento de urgência e emergência, para atender milhares de pessoas residentes no município de Davinópolis, na Região Tocantina.

A entrega foi feita ao secretário de Saúde de Davinópolis, Julimar Hilarino, e ao vereador Jacielde –(representantes do prefeito Ivanildo Paiva), na presença do governador, Flávio Dino, e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A ambulância – avaliada em R$ 165.000,00 – foi comprada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com recursos de emenda parlamentar do deputado Antônio Pereira, pedidos por meio do ofício encaminhado à Secretaria de Estado da Casa Civil.

MAIS AMBULÂNCIAS

Durante a solenidade, o deputado Antônio Pereira anunciou que além de Davinópolis, serão contemplados com ambulâncias compradas com recursos de suas emendas parlamentares os municípios de Presidente Dutra, Amarante e João Lisboa.

Para Antônio Pereira, foi uma honra receber a ambulância do governador Flávio Dino e do secretário Carlos Lula e entregá-la ao povo de Davinópolis. “É uma satisfação trabalhar pela população que me confiou quatro mandatos na Assembleia”, disse.

Presidente do TJMA diz que quer o Poder Judiciário próximo do cidadão

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos que quer o Poder Judiciário próximo do cidadão, ao alcance da sociedade, sendo a sua mais sólida garantia.

“Queremos uma Justiça simples, real, despida de tudo que a possa tornar dificultosa, a fim de que a população a compreenda melhor e possa nela crer, convencida que ela é a defensora natural do patrimônio moral e material da sociedade”.

O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos declarou que a diretriz estratégica de sua gestão é elevar a primazia absoluta à qualidade da prestação jurisdicional, entendendo-se por qualidade não apenas o teor científico das decisões proferidas, como também o tempo que se leva para proferi-las e para fazer com que elas sejam cumpridas.

Frente às adversidades que surgirem durante sua gestão, o magistrado disse que não poupará esforços para perseguir e concretizar os objetivos traçados pelo Judiciário para o biênio 2018/2019, com a superação de todos os obstáculos que surgirem no caminho, numa luta constante e sempre renovada

“Há 30 anos exercendo a Magistratura, entre os quais 11 no Tribunal de Justiça, dedico-me ao estudo dos problemas que palpitam e agitam a estrutura do Poder Judiciário. Guiado pela preocupação constante de fortalecer o prestígio da Justiça e, perfeitamente entrosado na diretriz definida pela Corte Estadual, darei o máximo da minha contribuição, visando manter, em alto nível, o respeito e a admiração pelo Judiciário maranhense”, enfatizou.

Na esfera propriamente jurisdicional, o desembargador afirmou que a orientação da sua gestão no Tribunal de Justiça é manter atualizadas as atividades institucionais que objetivam maior aproximação com os cidadãos, dando resposta judicial efetiva à sociedade maranhense.

De acordo com o presidente do TJMA, é indispensável tornar realidade a gestão planejada, com receitas e despesas tendo um encontro com a realidade bem estudada e aferida, longe de fantasias e caprichos pessoais.

“Este será o norte gerencial da nossa gestão. Toda e qualquer revisão de nossas estruturas organizacionais e procedimentos administrativos terá em mira garantir melhor apoio às atividades vinculadas à entrega da prestação jurisdicional”, frisou.

 

Notíciais da Câmara Municipal de São Luís

Proposições de Josué Pinheiro relacionadas ao trânsito aguardam resposta do Executivo

Dois requerimentos de autoria do vereador Josué Pinheiro (PSDB), relacionados aos problemas de trânsito na capital maranhense estão aguardando manifestação do Poder Executivo Municipal. A primeira trata de serviços de instalação da sinalização horizontal da avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, e a outra de instalação e revitalização de placvas de identificação de velocidade e da sinalização horizontal na avenida Litorânea.

Nos requerimentos nº 1200/2017 e 1217/2017, aprovados pela Câmara Municipal de São Luís, o vereador social democrata solicitou o encaminhamento de ofício do parlamento ludovicense ao prefeito Edivaldo Holanda Junior que determine à SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) realize os serviços pleiteados.

No tocante à avenida São Marçal, ele observa que “o asfaltamento da citada via foi recentemente revitalizado, entretanto inexiste uma sinalização horizontal como faixa de pedestre, para proporcionar maior segurança ao pedestre, considerando o grande fluxo de veículos no local que dificulta a travessia”. Completa o parlamentar tucano que “a referida sinalização proporcionará segurança e bem estar aos pedestres, estudantes e comunitários que circulam para acesso às escolas, mercado e estabelecimentos comerciais existentes ao lado da referida avenida”.

SOBRE A LITORÂNEA

Já sobre a avenida que se estende pela orla marítima, Josué Pinheiro afirma que “a medida se faz necessária, considerando que as placas de identificação de velocidade encontram-se corroídas devido a forte ação so salitre e a pintura das faixas de pedestres já existentes no local sofreram o desgaste natural do tempo dificultando a visualização”.

Para ele, “as placas de sinalização a velocidade permitida são extremamente importantes para orientar os motoristas a não excederem a velocidade, como também contribuem para disciplinar o tráfego no perímetro da avenida Litorânea”. Continuando, o representante do PSDB assinala que “as faixas de pedestres representam um instrumento de segurança para os transeuntes durante o deslocamento e travessias nos dois sentidos da via, principalmente durante os períodos de grande movimentação de veículos”.

Josué Pinheiro finaliza dizendo que “a medida proporcionará bem estar e4 segurança à comunidade desportista e todos os demais pedestres que frequentam a área litorânea e utilizam as faixas de pedestres como meio para a travessia segura do trânsito”.

Alunos da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Lopes fizeram caminhada nas ruas da Liberdade pedindo paz e união no Natal.

A comunidade do bairro da Liberdade foi surpreendida e aplaudiu a caminhada de alunos, professores e pais de alunos, que foram às ruas pedir paz e uma celebração alegre, solidária e fraterna neste natal. A banda com os jovens da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes, proporcionou uma enorme movimentação no bairro e muitas, pessoas que foram ver a banda passar, com uma motivação bem maior.

As crianças e os adolescentes fazendo apelos através de cartazes pela paz e o pedido de um basta na violência contra a mulher sensibilizou a todos. O vereador Cézar Bombeiro (PSD) e o seu irmão Cleinaldo Bil Lopes, criadores da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes, que era irmão deles, e de quem partiu a iniciativa da criação da escola de música do bairro da Liberdade, convidados pelos professores participaram da caminhada e se sentiram bastante sensibilizados.

Cézar Bombeiro e Cleinaldo Bil Lopes destacaram que além do civismo e da manifestação de cidadania e solidariedade bem expressadas no evento, se sentiram emocionados pela essência que brota para a construção de consciências criticas dos jovens e nos seus genitores que abraçaram a Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes.

Sá Marques concede honraria a três personalidades de destaque no Maranhão

A noite do último dia 19 de Dezembro, foi marcada por homenagens e muita emoção por conta da entrega da medalha Simão Estácio da Silveira, maior honraria do Legislativo ludovicense, destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades. O evento aconteceu na sede da Fiema e contou com a presença de várias autoridades do Estado e convidados, e contou também com a belíssima apresentação do Coral São João, com suas cantatas natalinas.

O vereador Sá Marques homenageou três pessoas com a concessão da medalha: O advogado Américo Lobato Neto, o delegado  Carlos Alessandro Rodrigues Assis, atual superintendente de Repressão e Combate ao Narcotráfico (SENARC), e o compositor, cantador, e presidente do Boi de Morros, José Carlos Muniz Lobato.

De acordo com o parlamentar, as homenagens são justas, uma vez que cada um dos três indicados já contribuíram bastante para o desenvolvimento do Maranhão.

Eu e minha família sempre fomos muito preocupados e inseridos no mundo cultural, foi agraciar uma pessoa que representa muito bem a cultura maranhense, que é o Lobato do Boi de Morros. Já na questão da defesa da justiça social, temos o advogado Américo Lobato , enquanto advogado e um grande defensor da justiça e do ordenamento jurídico brasileiro, e o Carlos Alessandro, pela grande quantidade de drogas apreendida este ano, recorde na história da polícia maranhense, hoje é referencia nacional na questão de apreensão de drogas, pelo trabalho de inteligência que a Superintendência desenvolve, e que com certeza essa apreensão salvou com certeza milhares de famílias questão de proteção da família. 

Para o delegado Carlos Alessandro, é uma grande honra receber essa honraria.

Em razão do trabalho que vem sendo realizado na Senarc, o vereador Sá Marques nos concedeu essa comenda que recebemos com grande orgulho e alegria. Por onde passamos somos reconhecidos, especialmente pela integração com a população, e somos muito gratos por isso“, ressaltou o delegado.

Já o advogado e atual secretário-adjunto de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Américo Lobato Neto, destacou suas ações iniciais à frente da Secretaria e agradeceu a homenagem.

“Assumi essa missão agora na Secretaria de Estado do Esporte, estamos fazendo um trabalho de agregar o esporte, a educação com todas as Secretarias, fazendo as políticas públicas do governo Flávio Dino, no sentido de aproximar  o esporte dos municípios mais distantes, aproveitando o IDH 30. Hoje eu recebo essa justa homenagem do nosso vereador Sá Marques, que é bastante atuante”, enfatizou o advogado e secretário-adjunto.

Também homenageado da noite, o presidente do Boi de Morros, mais conhecido como Lobato, enfatizou o respeito que o folclore maranhense conseguiu mundo afora, e agradeceu publicamente mais essa homenagem do vereador Sá Marques.

Conseguimos fazer com que a cultura do Maranhão, através do Boi de Morros, o folclore brasileiro fosse respeitado e reconhecido mundialmente. É uma honraria para a cultura maranhense, para o Boi de Morros, receber essa medalha. A família conta com 160 integrantes atualmente, e em nome dela,  agradeço imensamente por mais este reconhecimento”, agradeceu o presidente.

Sobre a medalha Simão Estácio da Silveira

A homenagem dos vereadores acontece desde 2006. Todo ano, cada um dos 21 parlamentares escolhe de uma a três personalidades para serem homenageadas seja um líder político, um empresário, um trabalhador ou qualquer outro cidadão que tenha prestado relevantes serviços à sociedade ludovicense nos mais variados segmentos sociais.

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95. Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Esses registros evidenciam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal ocorreu em 9 de dezembro de 1619.

Câmara de São Luís aprova lei que altera as competências da CGM

Os vereadores de São Luís aprovaram, em sessão realizada na última sexta-feira, para encerrar o 2º período legislativo, diversos projetos de autoria do Poder Executivo. Um deles é o que acrescenta dispositivos à Lei Orgânica do Município (LOM), redefinindo melhor as competências de alguns órgãos do Sistema de Controle Interno, entre eles a Controladoria Geral do Município (CGM).

A mensagem, de nº 010/17, que acompanha o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 04/17, informa que as alterações propostas representam um grande avanço para o Controle Interno. Em tese, a proposta tem como objetivo adequar o modelo de atuação da CGM aos artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal e aos artigos 74 e 78 da Lei Orgânica que tratam sobre controladoria, auditoria e fiscalização governamental, ouvidoria, correição, prevenção e combate à corrupção e incremento da transparência da gestão.

Com a aprovação da proposta, a CGM passa a ser um órgão de natureza permanente, mas equivalente ao de uma Secretaria Municipal, sendo-lhe assegurada dentre outras coisas: a organização administrativa; autonomia técnica, funcional e administrativa; e com previsão orçamentaria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentarias.

O projeto aprovado aumenta o poder da CGM em investigações de denúncias relacionadas a corrupção e irregularidades cometidas por servidores municipais. Além disso, o órgão também será responsável pelos pedidos de informação sobre a administração e sobre seus servidores.