TJMA desenvolve software de inteligência artificial para precedentes

O Tribunal de Justiça do Maranhão firmou parceria técnico-científica com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento de softwares com Inteligência Artificial e Automação. O anúncio foi feito pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (30).

O presidente do Tribunal revelou que o primeiro resultado dessa parceria será um módulo de análise de precedentes que, utilizando Inteligência Artificial, permitirá tratar os processos distribuídos, analisando a aplicação de precedentes do TJMA no Supremo Tribunal Federal (STF) ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), auxiliando os magistrados no julgamento mais rápido das demandas.

As soluções desenvolvidas pelo TJMA/UEMA serão usadas nos sistemas de processo judicial, com a finalidade de promover a eficiência e a celeridade processual.

O grupo de trabalho é formado por magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Laboratório de Inovação do Tribunal, o ToadaLab; Diretoria de Informática e Automação e Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), além de professores e professoras da UEMA e alunos e alunas do curso de mestrado em Engenharia da Computação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *