Desfiliação do prefeito Eduardo Braide repercute na Câmara

A desfiliação do prefeito Eduardo Braide do Podemos, anunciada na última segunda-feira (28), repercutiu na Tribuna da Câmara nesta terça-feira.

O co-vereador do Coletivo Nós (PT) teceu comentários acerca da nota expedida pelo prefeito Eduardo Braide para comunicar à população de São Luís a desfiliação dele do partido Podemos. “Eu gostaria de fazer brevemente uma alusão ao número 19, do partido Podemos, e lembrar 19 motivos para o prefeito respeitar a população ludovicense”, disse Jhonatan Soares.

Os dezenove problemas abordados em seu discurso incluem-se: transporte público (greve dos rodoviários e interdição do Terminal de Integração da Cohama); educação (infraestrutura das escolas do município, falta de diálogo com as escolas comunitárias, falta de vagas nas escolas municipais do Ensino Fundamental, a ameaça de greve dos professores do Município e falta de transporte escolar na zona rural); saúde (hospitais municipais lotados, salários baixos e atrasados dos trabalhadores do serviço prestado dos hospitais do Município); infraestrutura (paralisação das obras no Anel Viário, atualização do Plano Diretor da Cidade, zonas com risco de desabamento) e falta de diálogo com lideranças sindicais.

Após o discurso do co-vereador, o líder do governo municipal na Câmara de São Luís, Raimundo Penha (PDT), utilizou a tribuna para esclarecer informações prestadas pelo Coletivo Nós (PT).

No discurso o vereador Raimundo Penha informou que o prefeito de São Luís criou uma superintendência para lidar com as comunidades. “A pessoa é Aparecida. A gente pode, claro, verificar se a pessoa está fazendo um bom trabalho ou não; mas existe uma superintendência para lidar, dentre outros temas, com escolas comunitárias. Pelos relatos que tenho recebido, as informações na Secretaria têm fluído melhor, mas isso não impede de nós irmos lá verificar”, disse.

Sobre o fato de integrantes do SindEducação não terem sido recebidos pelo prefeito de São Luís, Penha disse: “Realmente o prefeito ainda não recebeu o SindEducação, mas existe uma mesa de negociação e eu acompanhei uma dessas reuniões. Nela estavam presentes a secretária de Educação, o secretário de Administração, o secretário adjunto de Planejamento e a presidente do Ipam. Estavam presentes 4 secretários na mesa de negociação”, esclareceu.

Quanto ao Terminal de Integração da Cohama, o vereador pedetista informou que a chuva, fenômeno da natureza, causou o destelhamento. “O prefeito agiu rapidamente e conseguiu uma decisão judicial dando um prazo para a empresa realizar a recuperação. Foi montada uma estrutura provisória, porque não há espaço para montar outra estrutura. Claro que podemos ir ao local para verificar o que pode ser feito para melhorar, mas estamos em uma situação de crise causada por um fenômeno da natureza”, reiterou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *