IEMA forma mais 120 alunos e se consolida como referência em educação pública de excelência

Visualização da imagem

Até 2014 era impossível imaginar que um estudante maranhense da rede pública pudesse concluir o ensino médio em uma escola com educação profissional, técnica e com formação em tempo integral. O que antes parecia sonho é a realidade dos 120 alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena São Luís, que colaram grau em uma grande festa nesta sexta-feira (24).

Este é o segundo grupo de alunos a se formar no Instituto, criado em 2015 por determinação do governador Flávio Dino. Os estudantes iniciaram o ensino médio e técnico em fevereiro de 2017 e concluíram em dezembro de 2019. Na Unidade Plena São Luís este é o segundo ciclo de colações.

Ao todo, 120 formandos da unidade plena São Luís-Centro levantaram o canudo. São 30 estudantes formados no Curso Técnico de Eventos, 26 alunos no Curso Técnico de Informática, 33 no Curso Técnico de Meio Ambiente e 31 no Curso Técnico de Serviços Jurídicos.

Colhendo os frutos

Entre os formados, Luiz Felipe Frazão, ex-aluno do Curso Técnico em Informática, que se destacou por integrar a equipe que representou o Brasil na Fira Roboworld Cup (espécie de Copa do Mundo de Robótica), realizada na Coreia do Sul, no ano passado.

No início de 2020, Luiz Felipe começou a colher os frutos da sua formação no IEMA. Antes mesmo de colar grau, o estudante foi contratado para ministrar aulas de robótica para crianças de 5 a 10 anos na Creche Escola Elshamah. Durante a sessão solene de colação grau, Luiz Felipe recebeu menção honrosa como aluno destaque do Curso Técnico em Informática.

“Escola pública de excelência”

Além dos familiares, professores e gestores do IEMA, a cerimônia de colação de grau contou com a presença do deputado federal, Bira do Pindaré, que fez questão de prestigiar a solenidade. Bira foi um dos idealizadores do IEMA, quando ocupou o cargo de secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Calendário de Colações

A sexta turma do IEMA a colar grau será a de Axixá. O evento acontece no dia 29 de janeiro. Ao todo, serão 128 formandos. Sendo 57 em eletrotécnica e 71 em informática.

Em Pindaré-Mirim, a colação de grau está marcada para o dia 30 de janeiro. Na unidade, 130 é o número de alunos que vão colar grau na unidade. O grupo é composto por jovens que, além do ensino médio, concluem o técnico em agropecuária, recursos pesqueiros e serviços jurídicos.

Do curso técnico em agropecuária são 30 alunos, 27 em recursos pesqueiros e 73 do curso técnico em serviços jurídicos.

Em Bacabeira, 130 estudantes já colaram grau na unidade plena do município, e 113 se formaram em Coroatá. Os estudantes de Timon também já levantaram o canudo. No total, 68 formandos. A Unidade Plena de São José de Ribamar formou 110 técnicos em agricultura, eletromecânica, guia de turismo e informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *