Comunidade aprova reforma do Mercado da Macaúba e destaca importância da obra

A comunidade que mora e frequenta por décadas a feira da Macaúba aprovou a reforma realizada pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, que garantiram um mercado completamente novo para atender a população. Moradora da região há 25 anos, Nilda do Nascimento Azevedo, 52 anos, destaca que a reforma veio em boa hora. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, nunca é tarde para receber ações positivas para nosso bairro. Nós que moramos pertinho, bem atrás da feira, é uma mão na roda. Eu agradeço a todos os responsáveis pelo empenho e dedicação”, declarou.

Já Nilta Azevedo, 54 anos, que mora na rua Belo Horizonte, na Vila Bessa, atrás da feira, destacou a oportunidade de emprego e renda para muitas pessoas com a reforma, em especial aos feirantes e aos operários. “A obra veio em boa hora, somos cientes que além das melhorias na feira, as pessoas atingidas diretamente conseguiram ter uma renda melhor. Vender seus produtos e até conseguir um emprego para quem estava desempregado. Estão de parabéns [governo e prefeitura]”, comentou.

Serralheiro de profissão herdada do pai, José Henrique de Fiqueiredo Santana ficou emocionado pelo convite de poder restaurar os portões da feira da Macaúba, os mesmos que há anos atrás construiu com seu pai. “Tenho muita gratidão no meu coração por refazer um trabalho que eu e meu pai fizemos juntos, quando ele me ensinou a profissão. Ainda pequeno aprendi com ele o que hoje me tornei. A saudade é grande, mas com a reforma da Macaúba pude sentir os mesmos sentimentos e gostos de quando naquela época trabalhava com meu pai. Está sendo muito importante reviver tudo isso”, disse o serralheiro emocionado.

O Novo Mercado da Macaúba foi inaugurado na segunda-feira (30) com a presença do governador Flávio Dino e do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, além de várias autoridades entre secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores. As obras foram executadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Com um custo total de R$ 682 mil, o projeto de reforma e ampliação do mercado fortalece a cadeia produtiva local, oferece condições adequadas de trabalho aos feirantes, além de beneficiar os usuários com segurança e comodidade.

Durante o evento de entrega, o governador Flávio Dino destacou a importância do mercado para a geração de emprego e renda para centenas de trabalhadores. “Graças a Deus em 2019 nós tivemos centenas de inaugurações. A nossa parte é tentar amenizar os danos que a economia brasileira vive, e uma das formas é fazendo obras públicas. A feira da Macaúba foi escolhida por sua tradição e pelas muitas famílias seculares que moram nesta comunidade. Quero agradecer os trabalhadores, os feirantes e a atual gestão da Secid que tem sido correta nas metas estabelecidas a serem cumpridas”, frisou o governador.

Já o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, destacou que o Mercado da Macaúba foi construído há mais de 50 anos e esta foi a primeira reforma geral realizada neste importante equipamento público. “Mais de 60 feirantes foram beneficiados com a revitalização de boxes e espaços com bancadas, utilizadas para vendas de alimentos. Ganham os comerciantes e também a população, todos terão um espaço adequado e com mais comodidade”.

O vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, ressaltou que a parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado multiplica os resultados positivos para a população. “Quem ganha é o povo, estamos felizes por fazer mais uma entrega e poder trazer mais dignidade aos feirantes que trabalham no local e para comunidade que é beneficiada. Acreditamos que em 2020 novas conquistas estarão por vir por meio desta parceria”.

Ainda segundo Rubens Júnior, com uma área de 1.798.88 m², o equipamento público está localizado na área central de São Luís e é considerado um lugar tradicional na localidade com vendas de frutas, verduras e hortifrutigranjeiros. “Essa reforma foi geral, desde a troca do revestimento do piso, até reparos na cobertura. Também substituímos toda parte elétrica, hidráulica e sanitária”, complementou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *