Governo define critérios para policiamento no carnaval 2019

 

A Secretaria de Segurança Publica do Maranhão (SSP/MA), anunciou nesta quarta-feira (27), os critérios definidos para reforçar a segurança pública no Carnaval 2019, do Maranhão.  Todos os grupamentos da Polícia Militar darão  cobertura ao período carnavalesco. O aparato vai garantir a tranquilidade e segurança de brincantes e público, durante os eventos na Região Metropolitana de São Luís e demais cidades do interior maranhense.

As operações, coordenadas pelo comando de Polícia Militar do Maranhão, terão caráter preventivo e ostensivo, durante toda a programação. A Polícia Militar atua de 1º a 5 de março e, ainda, na Quarta-Feira de Cinzas, 6, quando haverá apuração dos resultados dos desfiles.

“O Carnaval é uma das maiores festas populares, que reúne um grande número de pessoas e movimenta toda a cidade”, comenta o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.

“É um período para o qual a Segurança Pública organiza um plano de operação específico e disponibiliza todos os grupamentos. Esse suporte é para garantia da tranquilidade e segurança de brincantes e quem for se divertir na festividade”, completa Jefferson Portela.

O policiamento se concentra nos pontos do circuito no Centro Histórico (Praça Nauro Machado e Casa do Tambor), Beira Mar, Madre Deus (Beco do Gavião e Largo do Caroçudo) e Anel Viário (Passarela do Samba), além de áreas no entorno do circuito e bairros adjacentes.

Integram ainda as operações do Carnaval de Todos 2019 o efetivo militar dos CPAMs I, II e III, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão Rodoviário e reforço de equipes da Academia de Polícia Militar. Ainda, apoio do canil, Cavalaria e o Centro Tático Aéreo (CTA) com patrulhamento aéreo e apoio terrestre, que estará de prontidão.

A Polícia Militar estará atuando normalmente na segurança dos bairros durante o período carnavalesco. “Será mantido o trabalho regular de policiamento com as rondas e policiais a pé, motos e viaturas”, afirma o comandante da PM, coronel Jorge Luongo.

A população pode acionar ainda o 190, contato do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para denúncias, além dos números das viaturas que atendem diretamente as áreas. A Polícia Civil estará de prontidão nas delegacias dos bairros e plantões para registro de ocorrências e encaminhamento à apuração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *