Prefeitura e Sebrae firmam parceria para potencializar produção agrícola no município

 

A Prefeitura de São Luís e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), celebraram Convênio de Cooperação Técnica com objetivo de desenvolver ações para aprimoramento técnico, empreendedorismo e potencialização comercial da produção agrícola proveniente da zona rural do município. A parceria institucional será desenvolvida por meio de consultoria e ações efetivas na parte de gestão, capacitação e comércio de produtos alimentícios. O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Edivaldo, o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Edilson Baldez, em solenidade no Palácio La Ravardière com participação do vice-prefeito, Julio Pinheiro, secretários municipais, corpo técnico da entidade de desenvolvimento e imprensa.

“Neste momento em que enfrentamos uma crise sem precedentes, penalizando enormemente governos municipais, a realização de parceria é muito importante. O Sebrae-MA tem sido um grande parceiro ao longo da nossa gestão. Desta vez, estamos fortalecendo o pequeno produtor da zona rural do município e o segmento da agricultura familiar”, comemorou o prefeito Edivaldo.

Edivaldo destacou ainda as milhares de toneladas de alimentos que a Prefeitura tem distribuído por meio de programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) que garantem a compra da produção da zona rural. No ano passado, o prefeito Edivaldo foi agraciado pelo Sebrae com o prêmio de Prefeito Empreendedor, na Categoria Pequenos Negócios Rurais, por projeto de desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de São Luís.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MA, Edilson Baldez, disse acreditar na produção como forte elemento para redimir os efeitos do momento delicado que o país atravessa. Baldez afirmou ainda que entende estas iniciativas como primordial para conter o processo de importação de alimentos. Ele destacou o esforço que o prefeito Edivaldo tem feito para consolidar o trabalho de melhoria da qualidade e volume da produção agrícola no município para que este se aproxime da autossuficiência.

“Estamos assinando mais um compromisso com a Prefeitura de São Luís. É um prazer consolidar mais uma parceria. Isso tem sido uma rotina no relacionamento institucional entre o Sebrae e a gestão municipal. Desta vez, nosso convênio está exatamente voltado para a produção agrícola. Nós deveremos participar com nossa expertise em empreendedorismo e gestão na formação profissional das pessoas envolvidas neste projeto”, disse Edilson Baldez.

O vice-prefeito Julio Pinheiro entende a parceria entre Prefeitura e Sebrae como parte da agenda positiva da gestão, contribuindo para o fortalecimento de um setor estratégico da economia. “Temos um grande potencial econômico e também um grande acúmulo. O Sebrae-MA vem somar esforços no sentido do fortalecimento da produção e comercialização de produtos”, disse Pinheiro.

Articulador da parceria, o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, acredita que o apoio técnico aos produtores na assistência técnica, e, principalmente, o aprimoramento da comercialização nos mercados e feiras darão resultados positivos. “Esperamos consolidar uma política de abastecimento desenvolvido pela Semapa com o aprimoramento do trabalho. O Sebrae-MA é um parceiro extraordinário e desempenha papel fundamental para o desenvolvimento sócioeconômico do município por meio de seus programas”, disse Rodrigues.

As capacitações oferecidas ao produtor familiar e pequeno produtor serão na área de atendimento ao cliente, boas práticas na manipulação de alimentos, manejo sustentável de resíduos sólidos entre outros serviços. No entendimento do diretor superintendente do Sebrae-MA, João Batista Martins, a capacitação e qualificação na parte da gestão para aqueles entes que serão sinalizados pela Prefeitura de São Luís será muito importante para superar quadro de crise. João Batista Martins disse ainda que “os focos desta qualificação serão as centrais de licitação do município. Este trabalho poderá funcionar na melhoria do programa de compras governamentais e também dos fornecedores, que são os agricultores familiares”.

A partir da parceria, o Sebrae-MA e Prefeitura de São Luís poderão trabalhar com rodadas de negócios onde o município, através de programas de compras governamentais, como PAA e PNAE e o Sebrae-MA pretendem elevar exponencialmente a aquisição de produtos.

Além do prefeito Edivaldo e do vice Julio Pinheiro, participaram da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de São Luís e Sebrae, o secretário de governo, Lula Fylho; a secretária de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, e a secretária de Informação e Tecnologia, Tati Lima.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *