Detran-MA é destaque em congresso nacional

O Congresso da Associação Nacional de Detrans, em Salvador (BA), servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) receberam o reconhecimento pelo trabalho selecionado para o evento. O tema da apresentação foi “A efetivação do Estatuto da Pessoa com Deficiência no Detran-MA – Boas Práticas e Desafios”. O trabalho ganhou elogios e repercutiu positivamente entre os participantes do Congresso.

Para a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, a repercussão é motivo de grande orgulho. “Existem momentos que parecem valer toda uma eternidade. O sucesso na implantação de práticas inclusivas no Detran-MA, como provas teóricas de habilitação e atendimento em libras, e a participação de deficientes vítimas de acidentes de trânsito nas campanhas educativas, nos motiva a fazer ainda mais”, declarou Larissa.

O trabalho apresentado foi realizado pelos servidores Anderson Boás e Filipe Almeida. Eles destacaram o apoio que tiveram da direção do Detran-MA durante a elaboração do estudo. “Tivemos todo o apoio da diretoria no levantamento dos dados. Também nos sentimos orgulhosos em apresentar nacionalmente as iniciativas. A atual administração do órgão, agora, serve de exemplo de boas práticas para todo o país”, destacou Anderson Boás.

No último ano, o Detran-MA iniciou as atividades do Projeto Humanizar, que envolve pessoas com deficiência, vítimas de acidentes de trânsito, em ações voltadas para a educação para o trânsito, e, além desse trabalho educativo, a atual gestão tem investido na acessibilidade para pessoas com deficiência, com a disponibilização de intérpretes em Libras no atendimento de pessoas surdas e prova teórica de legislação de trânsito, com aplicativo em Libras. Os servidores também puderam fazer o Curso de Libras como opção de capacitação.

Para o II Congresso da AND, em Salvador, na Bahia, com programação entre os dias 26 e 27 de abril, foram 16 servidores do Detran-MA. O tema do evento deste ano foi “Tecnologia na área de trânsito e as cidades do futuro”, com debates em cinco áreas: mobilidade urbana, segurança no trânsito, educação para o trânsito, tecnologia da informação e gestão dos órgãos de trânsito.

Posse

Durante a abertura do evento aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria da AND que passa a ser presidida por Antônio Carlos Gouveia, Diretor Geral do Detran-AL. A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, também tomou posse como vice presidente da região Nordeste. Ainda a Diretora do Detran/MApresidiu a mesa que teve como tema “Business Inteligência e bancos de dados: como o uso da informação pode melhorar a gestão de trânsito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *