SES realiza mutirão de postectomia

Foi realizado neste sábado (19), no Hospital Geral, o II mutirão de postectomia. Com o objetivo de reduzir a incidência de câncer de pênis no Maranhão. Participou do mutirão toda a equipe de urologia. Foram realizadas 27 cirurgias. “Estamos com uma média de dois pênis amputados por mês e esta cirurgia de postectomia é um dos métodos de prevenção do câncer de pênis”, explicou o coordenador do serviço de Urologia do Hospital Geral, Antonio de Pádua Silva Sousa.
Outra forma eficaz de combater a doença é a limpeza permanente com água e sabão, e no aparecimento de qualquer lesão buscar atendimento médico. “Vergonha e medo nunca curou ninguém. O homem precisa se conscientizar da importância de fazer higiene íntima para evitar o câncer”, completou Antonio Pádua. A circuncisão é cientificamente chamada de postectomia e leva de 15 a 20 minutos para ser realizada. O paciente não precisa permanecer internado.  Como o nome diz trata-se da retirada do prepúcio, que é a pele que cobre a extremidade do pênis conhecido como glande.

Inflamações crônicas (balanopostites), infecções de repetição com uma resposta à medicação, desconforto durante a atividade sexual são indicações de postectomia, sendo muitas vezes definida pelo próprio paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *