Prefeitura lança “Guia Turístico Cultural” sobre o Centro Histórico de São Luís  

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), lançará, terça-feira (11), o “Guia Turístico Cultural – São Luís Patrimônio Mundial”. O evento está marcado para ad 18h30, no Teatro da Cidade.

Trata-se de uma publicação inédita que apresenta 12 roteiros com informações turísticas e culturais sobre os monumentos, praças, fortes, mercados, ruas e as expressões culturais que acontecem neste território declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997. A publicação, repleta de fotos, também destaca a história destas referências culturais e sua relação com a construção do Centro Histórico.

O guia tem o selo da Editora Quereres e o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Toda a parte histórica e arquitetônica foi escrita pelo arquiteto urbanista e pesquisador José Antônio Viana Lopes.

Já a que envolve o Patrimônio Imaterial foi redigida pela jornalista Deborah Gouthier, mestre em Patrimônio Cultural. As fotografias são do fotógrafo Albani Ramos.

O guia bilíngue (português/inglês) tem 203 páginas e foi pensado para ser um guia de bolso, prático e de fácil manuseio facilitando o percurso do visitante pelos roteiros apresentados.  Parte da tiragem (500 unidades) será distribuída gratuitamente para escolas e bibliotecas da cidade de São Luís. O guia estará à venda em livrarias da cidade e alguns pontos turísticos.

A publicação integra outros projetos e iniciativas que foram realizadas pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, em comemoração aos 25 anos do Centro Histórico de São Luís Patrimônio Mundial, celebrado em 2022. Uma das ações foi a exposição Panorâmica Patrimônio Mundial que buscou impactar moradores e visitantes apresentando as características excepcionais do Centro Histórico por meio de recursos audiovisuais, projeções mapeadas e muita interação. O projeto teve quatro temporadas, alcançando mais de 62mil visitantes.

“Ações voltadas para a preservação de nosso patrimônio cultural são fundamentais. O Programa ‘O Patrimônio nas Escolas’, desenvolvido pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, engaja 900 professores e mais de 38 mil estudantes, promovendo o envolvimento com a riqueza cultural da cidade. Além disso, o Manual do Centro Histórico, distribuído a mais de 8 mil residentes, comerciantes e visitantes, consolida informações essenciais sobre responsabilidades, direitos e deveres na preservação desse espaço compartilhado”, ressalta Kátia Bogéa, presidente da Fumph.

José Antonio Viana Lopes – Arquiteto e urbanista, gestor público e professor, com mestrado em Desenvolvimento Urbano (UFPE/2004) e especialização em Conservação Urbana e Territorial Integrada (CECI), organizou a publicação do Guia de Arquitetura e Paisagem de São Luís, Ilha do Maranhão e Alcântara (2008) e publicou, entre outros, os livros São Luís, Capital Moderna e Cidade Colonial (2013), São Luís, Cidade Radiante (2016), Ciência, Cidade e Poesia (2017), Governança Interfederativa no Estatuto da Metrópole (2018) e Ecos da Modernidade no norte e nordeste brasileiro (2023). Administra o perfil @arq.urb.maranhao.

Albani Ramos – Fotógrafo e diretor de fotografia. É autor de inúmeras publicações onde a fotografia substitui as palavras dentre as quais destacamos “Brinquedos Encantados (2004); “São Luís Alma e História” (2007); “São Luís 1908-2008: a cidade no tempo” (2008); “Maranhão: história cultura e natureza. (2010); “Alcântara Alma e História”. (2011). No campo do audiovisual, desenvolveu os documentários “Jorge Babalaô” (2002); “Fuzileiros da Fuzarca” (2006); “AIYÉ” (2007); “Um amor de São João” (2022). Participou das exposições “Olhos de Papel de Seda”; “Brinquedos Encantados”; “Exposição Outros Brasis”; Mostra Patrimônio da Humanidade do Brasil (Unesco).

Sobre a Quereres 

A editora tem como missão apresentar ao público a riqueza da cultura brasileira através de projetos ligados à produção de conteúdo sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro. A editora conta com títulos como “Patary e Ilha Grande – cultura e biodiversidade” e as publicações infantojuvenis “Manifestações Culturais do Brasil”, “Fortificações do Rio de Janeiro” e “Museu Nacional – casa de muitas histórias”. www.editoraquereres.com/ @edirotaquereres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *