Palestra abre novo ciclo de atividades do Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA

Palestra do professor Luís Álvaro Santos Correa, mestre em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), marcou, nesta quinta-feira (06) a abertura do novo ciclo de atividades do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) no âmbito do TCE maranhense. A palestra “Aposentei, e agora”, reuniu um total de 25 participantes na sala retrátil da Escola Superior de Controle Externo – Escex.

O número de participantes, que conseguiu preencher todas as vagas ofertadas, foi um dos pontos bastantes comemorados nesta retomada. Para a psicóloga Bárbara Lima Barreto, do setor Psicossocial, responsável pela condução do PPA, a ampla adesão significa que as pessoas começam a encarar o assunto com mais entusiasmo, reduzindo a resistência ao programa.

A abordagem lúcida e descontraída do palestrante foi ressaltada de forma unânime pelos participantes, entre eles o secretário geral, Ambrosio Guimarães, o secretário de Gestão, Iuri Sousa, a gestora da Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep), Regivânia Alves, e ainda Divaci Couto Jr., Kels-Cilene Pereira Carvalho e Lisangela Miranda Silva, entre outros.

“Tivemos uma abertura exitosa na retomada do PPA, programa lançado em 2017. A participação superou as expectativas, com grande interesse de todos os inscritos. Ao mesmo tempo lúcida e esperançosa, a abordagem foi perfeita, mostrando que, na verdade, o PPA trata de um planejamento para a vida. Dessa forma, o nosso programa tem tudo para ser desenvolvido de forma colaborativa e contínua entre nós, colaboradores do Tribunal de Contas”, sintetizou o titular da Unidade de Controle Interno (Ucint), João da Silva Neto.

Para a titular da Ungep, o programa de preparação para a aposentadoria é uma conversa com o futuro. Por isso, o programa é direcionado não só para quem está prestes a se aposentar, mas para todos nós que, um dia, entraremos nessa fase. “Com uma conversa bem divertida e despojada, demos o pontapé inicial com muito êxito nesse programa, que tem o intuito de nos preparar com muita leveza para um novo momento especial de nossas vidas, e que deve ser uma rotina daqui por diante em nosso Tribunal”, observou Regivânia Batista.

Por meio de uma programação que se estenderá até o próximo dia 28, serão abordados assuntos como: ciclo da vida, significado do trabalho e da aposentadoria, planejamento pessoal e financeiro, aspectos legais e atuais da aposentadoria, prevenção e qualidade de vida. Até lá, serão explorados temas como “Qualidade de Vida/ciclos da vida: aspectos da saúde – perdas e ganhos”, “Educação Financeira”, “A importância da atividade física para o controle do stress e ansiedade” e “Trabalho Voluntário: a arte de realizar sonhos”, entre outros.

O PPA busca minimizar os impactos decorrentes da transição para nova fase da vida, com uma política de valorização do servidor, contribuindo para resgatar projetos, repensar os princípios e valores e despertar mudanças biopsicossociais.

Dessa forma, o programa, que é desenvolvido nacionalmente por todos os tribunais em sintonia com diretrizes elaboradas de forma colaborativa sob a coordenação do instituto Rui Barbosa, deseja proporcionar aos servidores subsídios para seu desligamento do trabalho, com a estruturação de um projeto de vida para novas formas de realização profissional (novas formas de geração de trabalho e renda) e satisfação.

A intenção é demonstrar aos futuros aposentados que a aposentadoria, com afastamento do trabalho, não é o fim, mas o começo de uma nova fase de vida, estimulando o desenvolvimento de um processo educativo e de cidadania, bem como de atividade geradoras de melhorias na qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *