Governo do Maranhão apresenta Plano Maranhão 2050 ao setor produtivo

Como forma de ampliar o diálogo com as principais instituições do comércio, indústria e agronegócio do Estado, o Governo do Maranhão promoveu um encontro com representantes do setor produtivo para apresentar o Plano Maranhão 2050. A reunião, realizada foi conduzida pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), que é responsável pela coordenação técnica da elaboração do Plano.

O encontro ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e, além de reunir a classe empresarial, também contou com a presença de outros órgãos públicos, como a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), a Maranhão Parcerias (Mapa) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O objetivo da reunião era inserir o setor privado nas discussões da construção de um plano estratégico de desenvolvimento a longo prazo que promova um salto nos indicadores socioeconômicos.

Para o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, o encontro é mais um importante passo na elaboração do Plano Maranhão 2050.

“Este diálogo com todos os setores demonstra como o Governo do Maranhão está empenhado em unir forças em prol de um objetivo comum: impulsionar o desenvolvimento do Estado. Sob a orientação do governador Carlos Brandão, estamos fortalecendo nosso diálogo com o setor produtivo para que possamos ter avanços ainda mais significativos”, explicou Vinícius.

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Maranhão, e vice-presidente do Sistema Fiema, Celso Gonçalo de Sousa, comemorou a iniciativa do plano estratégico a longo prazo.

“O Maranhão 2050 é um dos grandes projetos que eu vejo do Governo Brandão, porque ele assegura legalmente o que vai acontecer durante esses anos. Hoje, os municípios, os estados, os países que se desenvolveram, se desenvolveram olhando para essas políticas de longo prazo. É algo inovador”, comentou Celso.

Plano Maranhão 2050

O Plano Maranhão 2050 trata-se de um plano de longo prazo com metas para promover o desenvolvimento econômico e social, a atração de investimentos para o estado, a redução da miséria, inclusão social e a geração de oportunidades para toda população.

Por meio do Plano será possível construir, de forma democrática e coletiva, políticas públicas estruturantes em benefício da sociedade e das futuras gerações. O lançamento do projeto está previsto para o primeiro semestre deste ano.

O Plano Maranhão 2050 conta com uma comissão que é presidida pela Seplan, tem parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e ainda conta com a participação de vários órgãos do Governo do Estado. Também integram a comissão representantes do poder público, da iniciativa privada, das universidades, das classes patronal e de trabalhadores, além da sociedade civil organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *