Governador e ministro da Agricultura destacam potencial do Maranhão durante o Agrobalsas 2024

O governador Carlos Brandão, acompanhado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participou das atividades que marcam a abertura da 20ª Agrobalsas, uma das maiores feiras do agronegócio do Maranhão, nesta segunda-feira (13). Com o tema “O Milagre no Cerrado”, o evento promete reunir, até o dia 18 de maio, uma gama diversificada de empresários do setor agrícola, de instituições públicas, além de produtores rurais e pecuaristas de todo o país.

Em Balsas, a Fazenda Sol Nascente foi escolhida para sediar o evento. Na oportunidade, governador e ministro visitaram diversos expositores, como o Armazém do Empreendedor e o Pavilhão Agro. Brandão e Carlos Fávaro também participaram de diversas atividades programadas, reforçando os compromissos com o desenvolvimento e fortalecimento do setor agrícola e pecuário estadual.

O governador destacou a importância do Agrobalsas para o desenvolvimento regional. “Hoje, na abertura, com a presença do ministro da Agricultura, a expectativa é a de que haja uma geração em torno de 6 bilhões de reais em circulação financeira. Aqui, nós temos máquinas e implementos agrícolas, também temos secretarias de estado apresentando serviços, cursos e palestras para aproximar o governo da sociedade”, enfatizou Brandão.

Na ocasião, Brandão reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do segmento e reconheceu o Agrobalsas como um evento extremamente necessário para o Maranhão, inclusive, no fomento à geração de emprego e renda.

“Nós investimos cerca de 1 milhão de reais para que a feira pudesse acontecer a nível nacional. Temos empresários que vieram vender máquinas, comprar terras, melhorar as potencialidades. Balsas é promissora, é a capital do agronegócio no Maranhão, grande referência na fronteira agrícola do Matopiba”, disse o governador Carlos Brandão.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também enalteceu o crescimento da região, ressaltando a importância do evento para a difusão de tecnologia e oportunidades econômicas, fundamentais para a geração de empregos.

“Eu fiquei muito impressionado com o crescimento desta região aqui no Maranhão. Eu acredito que não é por acaso, tem provisão divina e, óbvio, o trabalho e a dedicação fazem tudo acontecer. Portanto, ter uma feira como esta, que difunde tecnologia e oportunidades econômicas, é muito importante para a geração de empregos”, disse Fávaro.

O prefeito de Balsas, Erik Augusto, destacou a relevância do Agrobalsas não apenas para a cidade, mas para todo o estado e Brasil, como um espaço para debater novas tecnologias agrícolas, medidas de preservação ambiental e oportunidades de negócios.

“É muito importante para a cidade, é um evento tradicional, mostra a força do agronegócio de Balsas. A gente considera que esse momento é muito importante também para todo o nosso estado e para o Brasil. O Agrobalsas é um encontro para que sejam debatidas as novas tecnologias para a lavoura, medidas para a preservação do meio ambiente, e também, a venda de máquinas que gera muita receita para o estado e município”, disse o prefeito.

Governo no Agrobalsas

O Governo do Maranhão está presente no Agrobalsas 2024, com uma série de ações e serviços conduzidos por diversas secretarias de Estado, empresas públicas e institutos estaduais. As atividades abrangem áreas como Meio Ambiente, Agricultura Familiar, Indústria e Comércio, Desenvolvimento Social, Turismo, Pesquisa e Defesa Agropecuária.

Entre os diversos órgãos estaduais presentes, estão a Sagrima, Sedes, Iema, Setur, Seinc, Uema, Saf, SSP, Fapema, Agerp, Mapa, Iterma, Sema, Secti e Egma. Essa ampla participação reflete o compromisso do governo com o desenvolvimento e fortalecimento do setor agrícola e pecuário no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *