Educação no Campo: entidades celebram assinatura de Termos de Fomento com o Governo do Estado

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, assinou  Termos de Fomento para a Educação no Campo. O intuito é desenvolver ações voltadas para a manutenção das Casas Familiares Rurais, dos Centros Familiares de Formação por Alternância e das Escolas Familiares Agrícolas do Maranhão. O ato de assinatura aconteceu no auditório do Edifício João Goulart, em São Luís.

A ação garante importante aporte financeiro para o fortalecimento do segmento junto a representantes das associações Articulação Estadual das Casas Familiares Rurais do Maranhão (Acarfar); União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (Uaefama) e da Casa Rural de Zé Doca.

“Esse reforço promove a inclusão social e garante com que as populações rurais tenham acesso ao conhecimento e a mais oportunidades, por meio de um currículo escolar adaptado às suas realidades locais e práticas agrícolas sustentáveis. Quero ressaltar o nosso cumprimento de um dever legal, não é favor o que estamos fazendo, essa ação não é construída sem vocês. Tudo que está sendo materializado aqui é conquista de vocês, e nós estamos do mesmo lado”, enfatizou Felipe Camarão.

Os recursos devem ser destinados exclusivamente para solucionar demandas apresentadas pelas entidades, como remuneração dos profissionais prestadores de serviços, obtenção de material didático/pedagógico, despesas com manutenção, melhoria da infraestrutura das Casas e Centros Familiares, entre outras necessidades, de acordo com o Plano de Trabalho.

“Momento de diálogo e de reafirmarmos compromissos importantes com esses companheiros e companheiras que são fundamentais para fortalecer a educação no campo. Quero dizer que só podemos elencar e hierarquizar prioridades se tivermos a possibilidade de dialogar, de encontrar outras realidades, de entrar na agenda própria de cada movimento”, ressaltou o deputado federal Márcio Jerry.

A presidente da Ueafama, Vicença Alves, agradeceu ao governo pelo apoio às entidades visando o fortalecimento da Educação no Campo. “Com certeza esse apoio do governo vai fortalecer o nosso movimento da Pedagogia da Alternância nas nossas casas. Com muita alegria agradeço às famílias, aos pais, alunos, ex-alunos, monitores, à Fetaema e aos agricultores que estão com a gente aqui nessa alegria de conseguir assinar esses termos junto ao Estado. De uma forma especial, agradecer à Seduc e toda a sua equipe, sintam-se abraçados e muito obrigada”, exprimiu.

O prazo de vigência dos Termos é de 12 meses, contados a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado, mediante aditivo, por solicitação da entidade devidamente fundamentada e formulada, ao prazo de 60 dias antes do seu término, desde que autorizada pela gestora.

Participaram ainda do evento o subsecretário de Estado da Educação, Anderson Lindoso; membros da equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc); o presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), Geraldo Castro; agricultores, e monitores, entre representantes das demais associações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *