TCE recebe estudantes de psicologia para atividades preventivas contra o transtorno de ansiedade

A Unidade de Gestão de Pessoas do TCE – Ungep, promove nesta quarta-feira (17), na sala retrátil da Escola Superior de Controle Externo – Escex, a segunda etapa da “experiência sensorial Com Tato” tendo como tema a ansiedade, distúrbio que afeta um número crescente de pessoas em todo o mundo. O público convidado é formado pelos auditores de controle externo da instituição.

A atividade está sendo desenvolvida por meio da equipe “ComTato”, do grupo de estágio de Psicologia e Processos de Gestão, como parte do estágio obrigatório em Psicologia e Processos de Gestão. São acadêmicos do 5° período da Universidade Ceuma, sob a supervisão técnica do psicólogo e preceptor Ângelo Macedo e supervisão docente da professora Ana Flávia Carvalho, ambos do quadro docente da Universidade Ceuma.

A primeira etapa do ciclo que vai até a primeira semana de junho foi realizada no início do mês, com a chamada blitz psicoeducativa. “Trata-se de metodologia na qual nos deslocamos até o local de trabalho de nosso público, levando informações seguras sobre o nosso projeto, fazendo uma apresentação vinculada à atuação do psicólogo no contexto da psicologia organizacional e do trabalho”, explica Ângelo Macedo. O psicólogo acrescenta ainda que, nessa etapa, o público recebe um conjunto de informações voltadas para aspectos preventivos, dentro de um trabalho de sensibilização.

Considerado o novo “mal do século”, a ansiedade já era considerada um distúrbio alarmante pelas autoridades internacionais da área da saúde, situação que só fez se agravar com o trauma da epidemia do coronavírus, cujas sequelas atingiram em cheio a saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas.

Como explica a supervisora de Desenvolvimento e Carreira do TCE, Rosângela Silva, o Tribunal de Contas mantém convênios com diversas instituições de ensino com o objetivo de propiciar ao segmento estudantil uma complementação da formação escolar ou universitária por meio da participação efetiva em serviços, planos e projetos de interesse do TCE. “Com isso estamos efetivando a participação do setor público no processo de aprimoramento do ensino desses jovens”, observa.

“Quando somos procurados por qualquer dessas instituições de ensino conveniadas, com demandas por espaços onde os jovens universitários possam colocar em prática o ensino teórico, nós abrimos as portas e acolhemos esses estudantes”, complementa a gestora.

A experiência com estudantes de psicologia está sendo pioneira, já que é a primeira vez que a instituição recebe estudantes desse ramo das ciências humanas para o desenvolvimento de atividades de estágio. “Diante de tantos casos de ansiedade e depressão que também atingem o nosso corpo funcional, vimos que era o momento certo para receber essa turma”, analisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *