SES reúne cinco municípios da região Metropolitana e discute mobilização do Dia D contra a dengue

Diante da importância da construção de estratégias e medidas eficazes para o enfrentamento da dengue e outras arboviroses, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reuniu-se  com os representantes dos municípios de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís. Vacinas contra a dengue, para população de 10 e 11 anos, já foram destinadas aos municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

“Por determinação do governador Carlos Brandão, o Governo do Estado se coloca mais uma vez para caminhar junto aos municípios também no enfrentamento à dengue. Além disso, dialogamos sobre as diretrizes apresentadas durante a reunião com a ministra Nísia Trindade e o Consórcio Nordeste sobre o cenário epidemiológico e ações estratégicas”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes.

A oitava semana epidemiológica da dengue aponta o Brasil com 418.993 casos confirmados e 333 casos no Maranhão. O secretário Tiago Fernandes reforçou a importância da realização de ações preventivas contra à dengue, da intensificação da vacinação nos cinco municípios prioritários, da vigilância, monitoramento e investigação dos casos, além da capacitação dos profissionais da rede estadual na área de manejo clínico.

Mobilização
O Dia D de Mobilização Contra a Dengue, anunciado pelo Ministério da Saúde, será realizado neste sábado (2). A mobilização inclui estados e municípios. Entre as recomendações, a abertura dos postos e salas de vacinação, parcerias com as secretarias de Educação para ações com a comunidade escolar, distribuição de material educativo, reforço das medidas incentivando a população a reservar 10 minutos diários para combater os focos do Aedes nas residências. Os dados apontam que 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas.

A secretária municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Oliveira, informou que o município vem realizando ações de combate ao Aedes, inclusive como a parceria da SES, como a ‘Semana Saúde na Escola’, bem confirmou a elaboração do Plano de Contingência.

“Hoje é o início de um trabalho muito grande que vai acontecer junto entre esses entes. Paço do Lumiar não poderia ficar de fora dessa parceria de um combate muito importante que estamos vivendo. Então, o alinhamento do estado junto aos municípios, em especial, a região metropolitana, para que a gente possa intensificar a campanha, para os municípios estarem preparados para as ações e combaterem o mosquito da dengue”, disse Danielle Oliveira.

Participaram também da reunião, as secretárias municipais de Saúde de Raposa, Raidênia Barbosa e de São José de Ribamar, Bernadete Ferreira; o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes; a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão; as coordenadoras da Vigilância Sanitária em Saúde de São Luís, Juliane Ferreira, Francelena Sousa, de Paço do Lumiar, Alan Souza e Armando Frazão, de Alcântara.

Além da superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos, e da superintendente da Assistência à Saúde, Josélia Alves, a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis, Halice Figueiredo e a assessora especial da secretaria adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Mayrlan Avelar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *