Projeto Encontro com Escritores traz a poesia de Lúcia Santos

A poeta maranhense Lúcia Santos será a primeira atração deste ano no projeto Encontro com Escritores, iniciativa cultural da biblioteca da Escola Superior de Controle Externo – Escex, que tem como finalidade valorizar a literatura maranhense contemporânea por meio de rodas de conversa com alguns de seus expoentes. A conversa com Lucia Santos terá como palco a Sala Retrátil da Escex, a partir das 10h, desta quarta-feira (28).

Poeta e letrista de música popular, Lúcia Santos é maranhense de Arari. Escreve desde a infância, mas só publicou seu primeiro livro Quase Azul Quanto Blues nos anos 1990, depois de uma premiação no concurso Bandeira Tribuzzi de Literatura. “Será um grande prazer conversar sobre poesia e minha produção, em particular. As expectativas são as melhores”, diz ela sobre o encontro de quarta-feira.

A artista publicou na revista Uns & Outros, da Akademia dos Párias e participou de várias coletâneas e antologias, tendo seu nome como verbete do Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, organizado pela pesquisadora Nelly Novaes Coelho. Na sequência de Quase Azul… vieram os livros Batom Vermelho, Uma Gueixa para Bashô, Nu Frontal com Tarja e Quinta Sinfonia.

Como letrista, tem parcerias musicais com artistas como Kleber Albuquerque, André Bedurê, Adolar Marin, Roberto Sampaio, Jorge Macau, Pedro Moreno, Tutuca, Kana do Brasil e Clarisse Grova, além do irmão Zeca Baleiro, seu parceiro mais constante.

Artista dedicada integralmente à sua criação, Lúcia Santos tem entre seus projetos para este ano o lançamento do livro inédito Macabéa Desvairada, e a gravação de um álbum com parte de sua extensa lista de parcerias musicais.

Com quatro anos de existência, sob a coordenação da auditora de controle externo Rossana Jansen, o projeto Encontro com Escritores já recebeu, entre outros, Lindevânia Martins, Franck Santos, Samuel Marinho, Camila Reis, e José Carlos Pimentel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *