Sebrae Maranhão contribui em programa de cooperação com Moçambique para o desenvolvimento sustentável local

Em visita organizada pela Fundação Sousândrade com a presença de parlamentar estrangeiro, foram discutidas ideias para programa de cooperação internacional

Buscando estreitar relações entre Maranhão e Moçambique para o desenvolvimento sustentável de ambas as localidades, o Sebrae Maranhão recebeu, visita do deputado António Rosário Niquice, de Moçambique, e de representantes da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU).

O encontro, que contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, da gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae, Hildenê Maia, do analista técnico Fernando Reis, da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae, e do representante da sociedade civil no Conselho Curador da Fundação Sousândrade, Abdelaziz Aboud Santos, faz parte da agenda de ações estratégicas da FSADU para desenvolver um programa de cooperação internacional entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de Licungo, de Moçambique.

“Aproveitando esse intercâmbio, nós teremos condições de dar salto de qualidade com muito maior velocidade. Para nós, a parceria com o Sebrae é estratégica, é fundamentalíssima”, afirma o diretor de planejamento e inovação da Fundação Sousândrade, Raimundo Palhano.

Na visão do parlamentar estrangeiro, que vai desempenhar um papel essencial no programa, o encontro com o Sebrae possibilitou conhecer o trabalho que a instituição desenvolve junto aos pequenos negócios locais e compartilhar boas práticas e experiências. “Vale a pena tomar partido desse manancial de informação e ver também como construir as pontes, a ligação, para que isso beneficie a médio e longo prazo os dois países”, avalia o deputado moçambicano.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, o momento oportunizou trocas importantes de conhecimento e vivências. “Moçambique é um país que tem uma proximidade cultural muito grande com o Maranhão. Então foi uma honra para nós, do Sebrae, participarmos desse momento recebendo o Parlamento, discutindo ideias e levando ações que, inclusive, já fizemos lá”, diz o dirigente.

Em outubro de 2023 o Sebrae foi convidado pelo governo de Moçambique para participar de uma missão ao país. O objetivo faz parte do interesse do Sebrae em contribuir com iniciativas, em especial com países de língua portuguesa. Representantes do Sebrae Maranhão conheceram o ambiente de negócios e o Instituto de Promoção das Micro e Pequenas Empresas de Moçambique, cuja criação foi inspirada no Sebrae.

Na visita foi apresentado o Programa Cidade Empreendedora, onde foi enfatizada a importância da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que despertou o interesse do país em criar esta lei. A visita permitiu a construção de um módulo do Cidade Empreendedora, especialmente para aquele país.

O Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae tem como um dos principais objetivos ajudar os gestores públicos a desenvolver os pequenos negócios em seus municípios, proporcionando o desenvolvimento socioeconômico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *