O TCE, alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Ceuma participaram, na manhã desta segunda-feira (20) de palestra interativa com os auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Clécio Jads, gerente de Fiscalização, e Fábio Alex de Melo, secretário de Fiscalização do órgão. A visita encerra as atividade de extensão neste ano relacionadas ao curso de Ciências Contábeis.
Coordenada pelo coordenador presencial do curso, professor Evílson Campos, auxiliado pelo coordenador de EAD, professor Paulo Carneiro, a atividade reuniu 25 estudantes do primeiro ao quarto período em torno de dois momentos distintos: no primeiro deles, o secretário de Fiscalização abordou aspectos relativos à missão constitucional do órgão, e principalmente, sua importância como campo de trabalho para o profissional a área contábil, quer atuando como servidor do órgão, quer atuando junto aos fiscalizados, a exemplo de prefeituras, câmaras e secretarias em todo o estado.
No segundo momento, o auditor Clécio Jads abordou de forma mais específica o trabalho de controle desenvolvido pelos Tribunais de Contas à luz da sua missão constitucional, enfocando as diversas atividades destinadas a assegurar, dentro de seu âmbito de atuação, a legalidade e a qualidade do gasto público. Ao abordar o controle social, o auditor enfatizou a responsabilidade dos futuros profissionais na disseminação e no exercício desse direito da sociedade, que inclui a cobrança por transparência da máquina pública em suas diversas esferas.
Após as duas exposições, os auditores responderam à perguntas dos estudantes, a maioria voltadas para aspectos ligados à missão constitucional do órgão, seu alcance e limites. Na questão do combate à corrupção, por exemplo, o secretário de Fiscalização destacou a atuação colaborativa, por meio da Rede de Controle da Gestão Pública, tanto nacional como no plano estadual. “A Rede de Controle envolve órgãos diretamente ligados ao combate à corrupção, como Polícia Federal e Ministério Público que, em sua atuação, contam com o suporte das informações levantadas pelos Tribunais de Contas, entre outros órgãos”, informou.
Na avaliação do coordenador do curso, encontros interativos como este deverão ganhar destaque no calendário de atividades do curso, diante dos evidentes benefícios que trazem aos estudantes. “É fundamental que a missão, estrutura e atividades de um órgão com a importância do Tribunal de Contas possam ser conhecidas por futuros profissionais da área contábil, por meio desse contato direto”, afirmou.
“Para nós, que fazemos o cotidiano do TCE maranhense, é sempre muito estimulante esse contato com o mundo acadêmico, e o programa ‘Conhecendo o TCE’ é uma via de mão dupla, por meio da qual tanto podemos receber a academia em nossa sede como nos deslocar até ela para atividades como essa”, analisou o secretário de Fiscalização, Fábio Alex de Melo.