Setembro Cultural encerra programação com exibição de clipe e documentário

As exibições do clipe “Caixeiras”, da cantora Rosa Reis, e do documentário musical “Nosso Terreiro”, com direção-geral de Ana Rieper, marcam o encerramento da programação do “Setembro Cultural no TCE” nesta sexta-feira, 29, a partir das 10h, na Sala Retrátil da Escex.

Caixeira é primeiro clipe de Rosa Reis junto ao Cacuriá de Dona Teté, com a participação das Caixeiras do Divino. A obra, dirigida por Thaís Lima, que também é roteirista e produtora, celebra a cultura popular com música, danças e símbolos. Rosa Reis é cantora, produtora cultural e coordenadora do Laborarte com 37 anos de carreira com a música do Maranhão, realizando shows, gravação de CDs, com trabalhos voltados para a divulgação e fortalecimento da cultura maranhense.

Suas produções destacam elementos da cultura negra e tradicional através do canto, das composições, figurinos e ritmos da cultura afro-brasileira, como o tambor de crioula, bumba boi, divino espírito santo, côco e outros. Participa dos grupos de dança popular Cacuriá de Dona Teté e Tambor de Crioula do Laborarte e de festas do Divino Espírito Santo como caixeira.

O documentário “Nosso Terreiro” mostra o terreiro de Maracanã, seus caboclos e encantados brincantes em festa comemorando o dia de São João. O caboclo de pena e sua dança e o cantador e suas toadas reverenciam as forças da natureza que abençoam a brincadeira. As vivências desses dois jovens nos apresentam as nuances de seu sincretismo religioso. O roteiro do documentário é uma criação coletiva do Curso Documentário Musical – Ilha em Edição 2, uma realização do
Instituto Formação.

– A exibição dos dois audiovisuais encerra o que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) vem desenvolvendo com as atividades do evento “Setembro Cultural no TCE”. A ação integra o “Projeto TCE Cultural” e resulta de parceria entre a Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex), a Associação dos Servidores do TCE (Astce) e o Museu da Imagem e do Som.

“Procuramos pôr em relevo, dentro das limitações de tempo, aspectos da história do Maranhão e da importância do título de Patrimônio mundial, concedido à cidade de São luís, em 1997, pela Unesco”, explica o coordenador do “TCE Cultural”, Cláudio Pinheiro. Para ele, a programação cumpre o objetivo de fomentar o interesse pela valorização do patrimônio material e imaterial da cidade e São Luís e do estado do Maranhão como um todo.

As atividades do “Setembro Cultural” foram abertas no dia 05 de setembro, com a presença do presidente do TCE, conselheiro Marcelo Tavares. A programação envolveu a abertura da exposição fotográfica ” São Luís – Lugar de Memória” pelo olhar de Paula Alcoforado e Zeqroz Neto, na Galeria Amina Paula Barros – Anexo do TCE, seguida do Momento Musical “São Luís – Musa dos Poetas”, com a participação dos cantores Jane Marta e Syd Cavalcante, no saguão do Prédio Anexo do tribunal. Na quarta-feira, 06, houve a apresentação de documentário sobre a cidade de São Luís, seguido de roda de conversa mediada pelo historiador Mauro Enéas Frazão.

No dia 15, foi a vez da projeção do filme “O Arquiteto de Sonhos”, do cineasta Francisco Colombo. Recentemente premiado no Festival Maranhão na Tela como melhor longa-metragem pelo júri popular, o filme retrata a trajetória e o legado do engenheiro Luís Phelipe Andrès e o que ele representa para São Luís.
Tendo como fundamento uma programação que envolve diversas manifestações culturais, a iniciativa pretende contribuir para a socialização da arte maranhense, proporcionando aos servidores e público externo contato com a singular cultura do Estado.

O “Setembro cultural no TCE” também procura, entre outros objetivos, oportunizar a geração de conhecimentos por meio de rodas de conversa entre os participantes, ressaltar a riqueza cultural do Estado do Maranhão, proporcionar contato com a produção audiovisual local e estimular o debate de temas voltados ao patrimônio cultural material e imaterial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *