Juscelino Filho, ministro das Comunicações do presidente Lula (PT), utilizou R$ 5 milhões do orçamento secreto, permitido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, para asfaltar vias em que estão localizadas as propriedades de sua família, incluindo sua fazenda, em Vitorino Freire – MA, onde sua irmã, Luanna Rezende (União Brasil) é prefeita.
Para a realização da obra, o atual Ministro contratou a empresa do seu amigo de longa data, segundo o próprio, mais de 20 anos de amizade. Trata-se da Construservice, que pertence a Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo Imperador, que já foi preso suspeito de pagar propina para conseguir obras na cidade.
Já o engenheiro Julimar Alves da Silva Filho, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que assinou a autorização para a obra, foi indicado pelo partido de Juscelino, o União Brasil, e está afastado do cargo após suspeita de ser um dos destinatários de propinas de Eduardo Imperador.
Em nota Juscelino admitiu o uso do orçamento secreto, mas afirmou que é leviano dizer que a obra, que passa em frente à sua fazenda, lhe beneficiou, pois seria apenas para ligar povoados, sendo que quase metade das vias da cidade não possui asfalto.