Serviços na Avenida dos Portugueses avançam para finalização

O Governo do Estado realiza em São Luís, o alargamento na Avenida dos Portugueses é um dos que mais irá beneficiar a população, no sentido de desafogar o trânsito e dar mais segurança à população. Os trabalhos estão sendo feitos pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Maranhão (DNIT).

A obra segue com serviços de finalização. De acordo com o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, restam apenas alguns detalhes, como a sinalização vertical e a instalação do pórtico metálico. “Até o início de maio entregamos mais este benefício para a população”, garante.

Os trabalhos compreendem o trecho que vai da saída da Barragem do Bacanga até o retorno que dá acesso à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No total, foi alargado um trecho de 507,7 metros, com largura média de 6 metros, sendo 2,5 de acostamento.

O projeto também incluiu execução de passeio público, além de drenagem superficial com descida de água em concreto armado, sarjeta e valeta de proteção. A pavimentação será feita com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

A obra atende à necessidade de desafogar o trânsito no trecho nos horários de pico, tornando a infraestrutura local mais eficiente. Em segundo plano, atende ao tráfego direcionado ao movimento permanente de veículos de média e longa distância, em especial veículos de carga, em virtude de ser uma das possíveis saídas da região metropolitana e em virtude da proximidade da Avenida dos Portugueses ao Porto do Itaqui e Terminal Ponta da Espera. “Dessa forma, conseguimos gerar conforto e segurança aos usuários da Avenida e aos moradores situados em bairros adjacentes”, explica Lívio Corrêa.

A diretriz implantada segue o traçado da rodovia existente e as características técnicas adotadas na elaboração do projeto básico, obedecendo às determinações contidas no Escopo Básico para Elaboração de Projeto Executivo para Construção e Pavimentação, do DNIT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *