Governo do Estado dialoga com agricultores familiares de São Luís

Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), foi realizada uma reunião com agricultores familiares de São Luís. O diálogo teve o objetivo de apresentar políticas públicas, principalmente de acesso a mercados, como o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), e também informar sobre projetos importantes em nível nacional que fomentem a agricultura familiar.

A reunião contou com a presença de representantes das comunidades Coquilho 2, Nova Vida, Assentamento Conceição, Matinha e Baixo Matinha, Sol Nascente Coquilho, Rio Grande, Anajatuba, São Joaquim, Arraial, Cassaco, Itapera e São Bruno.

O secretário da SAF, Rodrigo Lago, que conduziu o diálogo, enfatizou a importância da agricultura familiar para o Governo do Maranhão que entende que a agricultura é geradora de desenvolvimento, emprego e renda para a população.

“Apresentamos hoje para associações de São Luís as oportunidades de negócio que eles têm e também as oportunidades de melhorias da estrutura do campo. Falamos também sobre os programas e políticas trabalhadas pela SAF, como exemplo, acesso aos mercados institucionais: programas estaduais e federais de compras. Isso é indução do campo para permitir a melhor produção da agricultura familiar”, afirmou Lago.

Também presente, o secretário adjunto da SAF, Ivaldo Rodrigues, destacou sobre a reunião. “Essa é uma forma extraordinária de se aproximar dos agricultores, cooperativas e associações de São Luís. É muito importante que o poder público possa proporcionar assistência técnica, a compra dos produtos e escoar a produção, e esse encontro pontuou justamente isso”, disse Ivaldo.

Cleomar Matos, presidente da Cooperativa do Povoado Arraial (Cooapa), que possui 53 agricultores associados, participou da reunião e ficou feliz da SAF ter aberto o diálogo com os produtores da ilha.

“Estamos felizes com a proposta que o governo tem oferecido, como o Procaf, e outras compras locais. Aumentando as propostas de compra, melhora a qualidade de vida dos agricultores e a gente acredita que vai ajudar muito, principalmente por causa da pandemia que afetou as vendas. Saímos daqui com alegria com o que vai vir para melhorar a comercialização dos agricultores”, falou Cleomar Matos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *