NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ADVOGADO SÁLVIO JESUS DE CASTRO E COSTA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), solidariza-se com a classe advocatícia, os familiares, em especial aos seus filhos, o também advogado Sálvio Dino de Castro e Costa Junior, o vice-procurador-geral eleitoral do Brasil, Nicolao Dino, o Governador do Maranhão, Flávio Dino, e amigos pelo falecimento do advogado e escritor Sálvio Jesus de Castro e Costa (OAB/MA 360).

Nascido na cidade de Grajaú (MA), em 1932, Sálvio Dino era advogado formado pela Faculdade de Direito de São Luís. Dr. Sálvio Dino foi um profissional atuante e que muito contribuiu para a advocacia maranhense. Em 2018, foi homenageado pela OAB Maranhão com o Diploma ao Mérito pelos 100 anos do Curso de Direito da UFMA.

Na política, foi eleito em 1954 para vereador pela capital maranhense. Em 1962, ele teve campanha vitoriosa para deputado estadual do Maranhão, mas teve seu mandato cassado pela ditadura militar em 1964 sob alegação de atividades subversivas.

De volta à vida política, em 1974, Dino foi reeleito à Assembleia Legislativa de seu estado pela Arena. Mais de uma década depois, ele foi eleito para seu primeiro cargo executivo, sendo eleito prefeito da cidade de João Lisboa (MA) em 1988, cargo que ocuparia novamente em 1996. Como escritor, Dino dedicou sua vida a escrever sobre as particularidades do seu estado como o rio Tocantins e a cidade de Grajaú, onde nasceu.

Em 1999, tornou-se membro da Academia Maranhense de Letras. Seu último livro foi “A Coluna Prestes e Exilar-se – passagem pelo sul-maranhense”, em que ele escreve sobre a passagem de Luis Carlos Prestes pelo estado do Maranhão, em 1925, num movimento de insatisfação frente ao governo oligárquico chefiado pelo então presidente Artur Bernardes

À família, aos amigos e colegas de profissão deixamos nossos votos para que todos possam seguir suas vidas confortados na fé, em momento tão difícil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *