AGED fiscaliza o recebimento de doses de vacina contra febre aftosa em Imperatriz

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão terá início no dia 1º de junho. Por isso, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) começou a fiscalização das doses de vacinas nas casas de revendas veterinárias em todo o estado.

Nesta terça-feira (5), a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da AGED em Imperatriz fiscalizou o recebimento e fez a conferência de vacinas. Foram cerca de 350 mil doses que foram inspecionadas pela fiscal estadual agropecuário, a médica veterinária Alzira Tocantins.

A fiscalização foi realizada observando as medidas de precaução recomendadas pela Organização Mundial de Saúde diante da pandemia de Covid-19, com uso de EPIs, higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento seguro entre as pessoas, conforme explicou a gestora da Unidade Regional (UR) da AGED em Imperatriz, Fernanda Rolim.

“Todas as vacinas contra febre aftosa que chegam as revendas devem ser conferidas e recepcionadas por serviço veterinário oficial para que sejam verificadas se a temperatura está adequada, o estoque, a quantidade, partida e a nota fiscal”, esclareceu Fernanda Rolim.

De acordo com a gestora da UR de Imperatriz, o objetivo da ação é fazer o controle da temperatura desde o recebimento da vacina e a conferência das câmaras frias para que a temperatura esteja entre 2°C a 8°C durante o estoque na revenda para proporcionar uma vacinação segura e eficaz.

Na regional de Imperatriz existem 62 revendas veterinárias e dessas 43 são autorizadas para a venda de vacina contra a febre aftosa. A estimativa para a cidade de Imperatriz é de receber cerca de 5 milhões de doses para realização da campanha de febre aftosa que vai acontecer do dia 1º a 30 de junho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *