COMISSÃO DE PRERROGATIVAS VISITA COMANDO GERAL DA PM-MA PARA FORTALECER RELACIONAMENTO ENTRE AS INSTITUIÇÕES

A Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado da OAB Maranhão visitou o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), uma das mais importantes instituições da sociedade, com o intuito de estreitar o relacionamento entre as duas entidades.

A Comissão de Prerrogativas foi representada pelo seu presidente, Everardo Júnior, o secretário geral da comissão, Antônio José Pinto, e os membros Alana Costa e Ricardo Batalha, que foram recebidos pelo Comandante Geral da PM-MA, Coronel Ismael Fonseca.

A ação dá continuidade ao projeto de visitas institucionais, idealizado pela Coordenação Criminal e Penitenciária de Prerrogativas da CADPA, que tem por objetivo, além de checar ocorrências de violação de prerrogativas dos advogados, promover a aproximação da OAB/MA com os poderes Executivo e Judiciário do estado, como forma de prevenção de violação de prerrogativas dos advogados no Maranhão.

“A visita foi muito produtiva, pois estamos buscando o entendimento e diálogo com instituições que possuem grande representatividade na sociedade. Isto é necessário para que, em meio a um conflito, nós possamos sempre prezar pelo diálogo, evitando o confronto, que é desgastante para as duas partes”, ressaltou o presidente da Comissão de Prerrogativas, Everardo Júnior, destacando a importância de fazer essas visitas institucionais para consolidar parcerias.

Na oportunidade, a Comissão apresentou ao Comandante Geral da PM a sugestão de elaborar um calendário de atividades com a realização de palestras que forneçam orientações aos militares acerca dos direitos e prerrogativas da advocacia.

“Situações de conflito não são confortáveis para ninguém, todos perdem alguma coisa. As visitas promovidas pela Comissão de Prerrogativas da OAB Maranhão partem do princípio da empatia, em que não devemos e não podemos fazer julgamentos do outro sem entender a sua realidade. Por isso, estimulamos sempre uma conduta menos reativa e mais analítica para resolver os problemas”, afirmou o secretário da comissão Antônio José Pinto.

O Coronel Ismael Fonseca ouviu atentamente todas as considerações e solicitações feitas pela Comissão, colocando-se à disposição para cooperar e atuar em conjunto com a advocacia para eliminar quaisquer dúvidas e evitar situações desgastantes.

“A PM-MA atua em todo o estado, onde muitas vezes não tem juiz, advogado ou qualquer outra instituição que norteie a sociedade. Por isso, temos grandes desafios para garantir a ordem e segurança dos cidadãos tanto na capital quanto no interior do Estado. De 2014 até hoje, tivemos uma grande renovação de profissionais em nosso quadro, o que faz com que muitas situações desconfortáveis aconteçam em virtude do desconhecimento de alguns das prerrogativas da advocacia. Entretanto, trabalhando em conjunto com as instituições da sociedade, nós conseguiremos solucionar essas questões com base no diálogo”, reforçou o comandante geral.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *