Programas Cheque Minha Casa e Nosso Centro incentivam habitação na área central de São Luís

Programas Cheque Minha Casa e Nosso Centro está atingindo os objetivos principais que são incentivar a habitação na área central de São Luís e diminuir os vazios urbanos nessa região da cidade. Os dois programas são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Um exemplo é o caso do gari José Vicente Pereira, que participa do Programa Cheque Minha Casa e, atualmente, mora no bairro Janaína, Cidade Operária. Ele não mora na casa que tem no Centro da cidade pelo fato do imóvel necessitar de reforma, urgente, no telhado e estrutura que foram danificadas durante o período chuvoso deste ano.

“Além de úmida, as instalações estão em péssima qualidade. Com a chegada do Cheque Minha Casa, a minha vida mudou, voltei a acreditar em dias melhores. Vou comprar os materiais e reformar o telhado, colocar piso e reboco nos quartos e voltar a morar em um lugar que tanto gosto que é o Centro”, planeja José Vicente Pereira.

Cidiane Ferreira, moradora da Travessa Marcelina, Centro, falou que não tinha condições fazer nenhum tipo de melhoria na sua casa. “Com o programa Cheque Minha Casa nós vamos conseguir construir um banheiro e adaptá-lo, colocar piso na sala e reboco na cozinha. Agradeço o governador Flávio Dino, pela sensibilidade de olhar para os moradores do Centro de São Luís, que há anos foram esquecidos pelo poder público”.

A moradora Maria de Nazaré da Silva, do bairro da Jordoa, informou que a primeira parcela do que recebeu do Programas Cheque Minha Casa, ela construiu mais um cômodo, trocou o reboco e as louças do banheiro. “Fiz uma reforma na minha casa e ampliei o espaço da minha venda de sorvetes. Sou uma pequena empreendedora e esse cheque transformou minha vida e o meu negócio para melhor” afirmou. Com a segunda parcela, ela vai colocar piso na casa inteira.

O Governo do Estado, por meio da Secid, entregou, neste mês, 300 Cheques Minha Casa às famílias residentes na área central da cidade. O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, explica que a integração dos dois grandes programas é em prol de uma importante região de São Luís, que é o Centro Histórico. “É uma ação de impacto social que trará grandes benefícios a essa população que viviam a anos no abandono. Isto é justiça social, é trabalhar mais para todos”.

Rubens Pereira Júnior informou que o Governo do Estado avança com ações do Programa Nosso Centro com foco no polo habitacional, priorizando a redução dos vazios urbanos, com vistas a ocupação sustentável no Centro Histórico de São Luís e incentivando a instalação de novas moradias na região.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *