Governo anuncia construção de Parque Aquático do Complexo Esportivo Canhoteiro

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) e a de Infraestrutura (Sinfra), assinou Ordem de Serviço para a obra de construção do Parque Aquático do Complexo Esportivo Canhoteiro (Castelão), em São Luís. O novo equipamento esportivo estará pronto em aproximadamente 12 meses e terá capacidade de realizar competições olímpicas, como natação, pólo aquático, salto ornamental e nado sincronizado.

O Parque Aquático do Complexo Esportivo Canhoteiro será composto de uma Piscina Olímpica que mede 50 m de comprimento e 25 m de largura, oferecendo uma profundidade de 2,60 m. A piscina terá dez raias de 2,5m de largura cada. Além da piscina, o equipamento esportivo conterá sala de biometria médica, academias, vestiários, sala da imprensa, sala de fisioterapia, sala de enfermagem, sala de juízes, estrutura de apoio, arquibancada e uma área administrativa.

A Ordem de Serviço foi assinada pelo secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira e o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, em solenidade que teve a presença dos atletas maranhenses de natação, Frederico Castro, Júlia Nina, Thayara Cardoso e Carol Hertel, além do técnico e representante da Federação Maranhense de Natação, Alexandre Nina.

O secretário Rogério Cafeteira afirmou que o espaço servirá além dos objetivos do esporte de alto nível, como atenderá o social, trazendo novas crianças e novos talentos.  “O esporte não precisa só formar novos campeões, mas ele também precisa seguir o preceito  fundamental para formar novos cidadãos. Hoje assinamos o início das obras de um investimento importante, pois este Parque Aquático estava fechado de 2006, e fizemos questão que a Federação  Maranhense de Natação estivesse presente para que não só no momento da assinatura do contrato do serviço, mas que posteriormente ela participe e desenvolva atividades nessa importante praça do esporte”, comentou Cafeteira.

O secretario ressaltou que a ocorrerá a revitalização em toda a área em torno do prédio, urbanizando o espaço. “Buscamos com isso, deixar o Complexo Canhoteiro para ser utilizado pela comunidade, tanto a comunidade escolar quanto a comunidade do bairro, de modo que a o equipamento se torne mais frequentado”, destacou.

Para o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, a parceria entre as secretarias resultará em um marco para os esportes aquáticos no Maranhão. “É um prazer ter assinado com o secretário Rogério Cafeteira a Ordem de Serviço para a construção e revitalização do Parque Aquático, obra importante para os atletas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Essa obra vai mudar toda a realidade das comunidades, que ganham mais um equipamento público que é fundamental para se ter mais qualidade de vida”, resumiu.

Um dos maiores expoentes da natação do Maranhão, o atleta Frederico Castro, falou sobre o impacto que a obra trará para os maranhenses. “Estou muito feliz com a construção do Complexo e com certeza trará um excelente resultado para quem é do alto rendimento e para toda sociedade, onde vamos incentivar a prática do esporte no nosso estado. Estou muito contente, confiante que esse projeto vai vingar e estaremos com uma piscina olímpica pela primeira vez no Maranhão. Agradeço ao secretário Rogério Cafeteira que abraçou a causa e está motivando essa turma do esporte”, avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *