Deputado Cabo Campos participa do IX Encontro das Comunidades Quilombolas do Maranhã

Cabo Campos (PEN) participou, na última semana, do IX Encontro das Comunidades Quilombolas do Maranhão, no Centro Cultural José Sarney, em Pinheiro. Segundo o deputado, o evento promoveu a integração entre as comunidades quilombolas do Estado e foi uma oportunidade para traçar estratégias e construir leis que os assegurem direitos e, principalmente, a dignidade do povo negro maranhense.

Durante o encontro, o deputado Cabo Campos falou sobre a sua atuação em algumas comunidades quilombolas da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense. “O nosso gabinete tem um trabalho amplamente reconhecido por boa parte das comunidades quilombolas da região, que é o projeto ‘Escuta Quilombola’. Junto ao meu amigo Raimundo Aldo, líder da comunidade quilombola Santana dos Pretos, aqui em Pinheiro, nós estamos lutando incessantemente para resolver uma questão básica, porém essencial à vida de todos nós: o acesso a água. É inadmissível que os nossos quilombos sejam obrigados a conviver, até hoje, com essa triste realidade”, afirmou.

Na oportunidade, o deputado Cabo Campos destacou também parte das proposições aprovadas pela Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), em favor do povo negro do Estado. Entre elas, o projeto de lei nº237/2015, que institui o dia 17 de setembro como data comemorativa a Negro Cosme, e a promulgação da Resolução Administrativa nº 834/2015, que garante a reserva de 20% da vagas em concursos públicos do Legislativo Maranhense a negros. Campos caracterizou a primeira proposição como “uma justa homenagem ao grande líder da Balaiada e defensor ferrenho do fim da escravidão no Maranhão”.  Já a segunda, como “uma medida que oportuniza à população quilombola o acesso ao emprego público, contribuindo assim para a correção da deficitária presença de negros no funcionalismo estatal”.

Por fim, o parlamentar reiterou o seu compromisso com as comunidades quilombolas do Maranhão, conclamando as autoridades das diferentes esferas do poder a se unirem à luta do povo negro no Estado. “Conclamo as autoridades que têm o poder resolutivo (governos e prefeituras) a se irmanarem conosco e também fazerem a sua parte, atendendo as nossas demandas. Só assim conseguiremos fortalecer a Política de Igualdade Racial e construir um futuro digno para todo o nosso povo. A dívida é histórica e nós não vamos tolerar o retrocesso”, enfatizou o deputado Cabo Campos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *