Expectativa de vida no Maranhão é a mais baixa do país, diz estudo IBGE

A expectativa de vida do maranhense é a mais baixa do país segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média de vida no Brasil é de 75 anos, mas no estado do Maranhão a expectativa de vida não passa dos 70 anos.

Já para os homens a média é de 66,9. Os dados são da tábua de mortalidade de 2016 divulgada pelo o IBGE. No Brasil, de 1940 a 2016, a expectativa de vida aumentou em mais de 30 anos. Atualmente, é de 75,8 anos, o que representa três meses e 11 dias a mais que em 2015.

Entre os motivos para esse acréscimo estão o avanço da medicina, campanhas de vacinação, políticas públicas focadas em qualidade de vida da população.

Apesar do Maranhão contar com vários espaços que proporcionam atividades físicas ao ar livre, vários fatores influenciam negativamente. O estado ocupa a pior colocação no ranking de expectativa de vida do país. Esta média chega a 70 anos. Depois do Maranhão, a menor taxa do país é a do Piauí com 71,1 anos.

Na outra ponta, com o maior indicador do país aparece Santa Catarina, com 79,1 anos, seguido por Espírito Santo com 78,2 anos, Distrito Federal – com 78,1 anos e São Paulo com a mesma taxa.

Em geral, as mulheres têm vivido mais que os homens. Enquanto a média de idade deles é de 72,9 anos, a delas chega a 79,4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *