Vice-governador participa de encontro sobre cadeias produtivas e Corredor Centro Norte

 O vice-governador
Carlos Brandão participou da solenidade de abertura do Encontro Sobre a Cadeia
Produtiva do Estado do Maranhão e sua Integração com o Corredor Centro Norte.
Presentes, também, empresários, gestores e técnicos do setor público. O
encontro termina nesta quinta-feira (24), quando participantes do evento
visitam o Porto do Itaqui. A promoção do encontro é da Agência de Desenvolvimento
Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon), Governo do Estado, Prefeitura de
São Luís, entidades empresarias do Maranhão e setor portuário.
Entre os palestrantes, o presidente da Empresa
Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, que falou sobre
“Desafios do Complexo Portuário para estimular a agregação de valores aos
produtos de exportação” e o secretário de Estado da Indústria e Comércio,
Simplício Araújo, que abordou o tema “Apresentação das potencialidades e
oportunidades do Estado do Maranhão”.
“A melhoria na oferta de serviços logísticos
certamente aumenta a competitividade dos diversos segmentos econômicos,
condição necessária para o bom desempenho de qualquer economia”, reforçou
Carlos Brandão. Ele explicou que, em consequência do avanço das mudanças
técnicas e organizacionais, as cadeias produtivas brasileiras passaram por um
processo de reestruturação, tendo como principais determinantes a competição
externa e as mudanças no perfil do consumidor.
A maioria dos assuntos discutidos no encontro foram
de interesse dos empresários brasileiros e estrangeiros, entre os quais os
desafios do complexo portuário, tancagem e logística de distribuição, produção
de verticalização da cadeia mineral, linhas de crédito e de investimento e
startups portuárias e de agronegócios. Outro tema foi a promoção das linhas de
atuação nas principais cadeias produtivas do Maranhão, visando fortalecer a
produção local, qualificar a mão de obra, aumentar o Produto Interno Bruto
(PIB) e diminuir as importações, gerando emprego e renda.
Em sua palestra, o secretário Simplício Araújo
frisou as iniciativas que envolvem infraestrutura, logística, ambiência
favorável aos negócios, programas de incentivo e geração de emprego e renda.
 “Estamos fazendo um trabalho que vai de encontro com as potencialidades e
necessidades do Maranhão. Temos desenvolvido uma série de ações, a exemplo
temos os programas ‘Mais Empresas’ e ‘Mais Avicultura’, além das cadeias
produtivas, como no caso da avicultura que nos próximos anos vai gerar milhares
de empregos, além da cadeia de couro, que estamos investindo em qualificação”,
disse. O secretário afirmou, ainda, que vários investimentos devem acontecer
até 2018, graças aos esforços do governo Flávio Dino.
 Corredor Centro Norte
O Corredor Centro Norte foi abordado,
principalmente com relação a posição geográfica privilegiada do Maranhão em
relação aos demais estados que fazem parte desse espaço fundamental para o
desenvolvimento da nova fronteira agrícola do país.
De acordo com avaliações colocadas em debate
durante o encontro, o Maranhão possui uma das maiores áreas agricultáveis do
mundo e conta com recursos naturais que potencializam as suas vantagens para a
produção agrícola, animal e de extrativismo mineral. Neste sentido, técnicos e
gestores presentes alertaram para a necessidade de aproveitamento dessas
oportunidades e chamaram a atenção para o erro de alguns setores que ainda
insistem em vincular a agricultura a baixos níveis de produtividade da
economia. Eles lembraram que, nas últimas duas décadas, a agricultura e
pecuária do Maranhão passaram a protagonizar entre os setores econômicos mais
estratégicos para a consolidação de programas de estabilização econômica
defendidos pelo governo Flávio Dino.
Dessa forma, as cadeias produtivas, pensadas como
negócio, segundo os participantes, envolvem os processos de produção
agropecuária, extração, logística e comercialização, além da agroindústria e
dos serviços agroindustriais. Portanto, seus efeitos multiplicadores amplificam
a representatividade setorial do Maranhão na economia brasileira.
Para os participantes do encontro, a infraestrutura
logística deve ter a capacidade de movimentar e armazenar toda a produção
agrícola nacional, e, ainda, disponibilizar sistemas para os produtos
importados a fim de atender satisfatoriamente à demanda interna.

 Os debatedores afirmaram que o crescimento
das exportações das commodities tem gerado impacto positivo e revela uma série
de deficiências logísticas do país. Tudo isso resultou no aumento dos custos e
na redução da competitividade dos produtos brasileiros no exterior. “A nossa
luta, por todo este cenário, tem sido incrementar os nossos potenciais
produtivos e de escoamento dessas mesmas produções”, explicou o
vice-governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *