Sul desbanca Nordeste como região que mais aprova o governo

Após anos sendo a região que melhor avalia o governo federal, o Nordeste perdeu a dianteira em setembro, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Sul aparece como a região que melhor avalia o governo (57% de ótimo e bom) e que mais aprova (75%) e confia na presidente Dilma Rousseff (72%).
A avaliação do governo também passou a ser melhor no Sudeste que no Nordeste, embora dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos: 52% a 50%. Nos quesitos aprovação e confiança na presidente Dilma, no entanto, o Sudeste continua à frente.
A mudança regional foi destacada pelo gerente-executivo de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI, Renato da Fonseca.
“(A pesquisa) mostra um crescimento da presidente. E o interessante foi uma mudança regional significativa. Houve um crescimento na aprovação no Sul e uma perda de apoio no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste”.
Em comparação ao governo Lula, o Sul também é a região mais favorável a Dilma, enquanto o Nordeste foi onde se verificou o pior índice. Para 19% dos entrevistados na Região Sul, o governo Dilma é melhor que o governo Lula, enquanto 21% o consideram pior. Outros 57% dizem que são iguais e 2% não responderam. Já no Nordeste, 12% preferem o governo Dilma, e 30% o governo Lula. Para 55%, não há diferenças, e 3% não respondera. Nacionalmente, 15% acham o governo Dilma melhor, 26% o avaliam como pior que o governo Lula, 55% os consideram iguais, e 4% não responderam.
A pesquisa ouviu 2002 pessoas em 141 municípios, entre 16 e 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%. É a terceira pesquisa CNI/Ibope no ano.

                                                                                                                 Agência O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *