Deputados da Oposição sabatinam secretário de saúde Ricardo Murad

Agência Assembleia

Durante a explanação do secretário Ricardo Murad (Saúde), nesta terça-feira (20), em Sessão Especial na Assembleia Legislativa, o líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), questionou sobre a execução do Programa Saúde é Vida. Ele formulou perguntas sobre o fato de as obras na área da Saúde, em sua maioria, estarem sendo contratadas com dispensa de licitação por emergência, e boa parte delas tendo licitantes únicos.   
“A governadora Roseana Sarney, em campanha eleitoral, prometeu construir hospitais de alta complexidade nas cidades de Imperatriz, Caxias, Pinheiro e Balsas e esta promessa até hoje não saiu do papel”, afirmou Marcelo Tavares.
Com o auxílio de fotografias exibidas em um telão, Marcelo Tavares fez questionamentos também sobre as obras de reforma do Hospital do Diamante, do Hospital Carlos Macieira e de unidades hospitalares localizadas no interior do Estado. O líder oposicionista questionou também o contrato, que já alcançou pagamentos no valor de R$ 3,6 milhões, para a utilização de um helicóptero que teria a função de transportar pessoas enfermas, mas que, segundo o deputado, está servindo apenas para transportar autoridades ligadas ao Governo do Estado.
Da mesma forma que Marcelo Tavares, os deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PT) reafirmaram denúncias da Oposição e reclamaram de supostas irregularidades e do atraso de obras, prometidas na campanha eleitoral da governadora Roseana Sarney.
A deputada Eliziane Gama (PPS) questionou a existência de dificuldades da rede estadual, especialmente no atendimento a crianças e a enfermos de doenças crônicas. A deputada Cleide Coutinho (PSB) fez um apelo para que o Governo do Estado restabeleça a validade do convênio celebrado com a Prefeitura de Caxias.  
O deputado Neto Evangelista (PSDB) questionou a execução do Programa Saúde é Vida, fazendo perguntas sobre o atendimento das UPAs, laboratórios terceirizados e sobre o custeio e a capacidade do Governo do Estado para assegurar a manutenção de 72 novos hospitais.
O deputado Carlinhos Amorim (PDT) cumprimentou o secretário Ricardo Murad, por atender à convocação para falar na Assembleia, mas fez a ressalva de que considera uma injustiça a afirmação de que governos anteriores nada fizeram pela Saúde no Estado.
“Vale lembrar que o governador Jackson Lago iniciou um amplo trabalho na área da saúde, construiu um Hospital Regional em Presidente Dutra, chegou a projetar um grande hospital regional para Pinheiro e Imperatriz e só não foi avante, porque seu mandato foi cassado”, declarou Carlinhos Amorim.
A deputada Gardênia Castelo (PSDB) questionou porque o atual governo, em dois anos e cinco meses, conseguiu assegurar apenas o funcionamento de três macrorregiões. Ela falou ainda sobre a sobrecarga da rede municipal de São Luís, frisando que, mesmo com as UPAs, há uma demanda excessiva nos Socorrões I e II, dada a carência de hospitais de urgência e emergência em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *