Deputado Zé Carlos analisa proposta de secretário da Fazenda

 
Na manhã desta segunda-feira (11) o deputado Zé Carlos esteve na Secretaria de Estado da Fazenda para uma conversa com o secretário Cláudio Trinchão e o secretário-adjunto, Akio Wakiyama.
Junto com o petista, esteve no local uma comitiva formada por lideranças do município de Itapecuru Mirim: Zezinho Machado, empresário do ramo industrial; o casal Andréia Albuquerque e Nilo Aragão, microempresários e Silvano Rosa, representante dos taxistas da região.
A reunião serviu para reafirma o pedido feito ao secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, relativo ao não fechamento do posto de arrecadação de ICMS de Itapecuru, que hoje atende mais 13 municípios. O deputado Zé Carlos, acompanhado de Zezinho Machado, foi o responsável pela solicitação.
O motivo para o fechamento do posto coletor seria a construção de um novo prédio, no povoado Entroncamento (Itapecuru-Mirim). Cláudio Trinchão explicou que atualmente 95% das consultas dos contribuintes são feitas através da internet. “Temos avançado muito com esse tipo de sistema. No futuro, os maranhenses poderão ter suas assinaturas digitais e acessar informações de casa, sem precisar ir até uma agência para isso”, acrescentou Cláudio Trinchão.
O prazo estabelecido para a virtualização dos arquivos e atualização do sistema é de, em média, dois anos e meio. O secretário da Fazenda também assinalou a necessidade de realização de um concurso público para a admissão de novos profissionais.
“Pretendemos formar fiscais com um novo conceito de trabalho. Como consequência de todo esse processo, a proposta é a de reduzir as unidades de coleta nos interiores do Maranhão. Os profissionais contratados permanecerão em São Luís porque todas as atividades serão desenvolvidas de forma virtual; sendo descartado, portanto, o atendimento pessoal, que deverá ser feito somente em casos específicos”, enfatizou o secretário adjunto, Akio Wakiyama.
Segundo Cláudio Trinchão, todas estas mudanças não são motivo para quaisquer transtornos. “A chegada da Refinaria Premium no estado e a localização estratégica do município de Itapecuru tornam interessante a permanência de uma unidade coletora em Entroncamento”, afirmou.
Para agilizar a construção do novo posto fiscal, que deverá contar com uma agência da Fazenda ao lado, funcionando 24h, é preciso que seja disponibilizada uma área para este fim. O espaço está sendo pleiteado, inclusive, pelo secretário de Estado de Segurança Pública, para a instalação de um posto da Polícia Militar.
Outro ponto abordado durante a reunião versou sobre a realização de um seminário que terá a presença de Cláudio Trinchão e Akio Wakiyama. O evento acontecerá no mês de agosto e terá como objetivo o treinamento de profissionais da contabilidade quanto às modernas tecnologias que serão implementadas gradualmente no posto coletor a ser construído em Entroncamento, além de deixar a população ciente do processo a ser adotado para isso.
O deputado Zé Carlos avaliou a reunião como positiva e se comprometeu em coordenar as atividades relativas ao seminário, além de mobilizar as comunidades para que participem do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *