Antonio Pereira lembra luta para implantar curso de Medicina em Imperatriz

Assecom/Gab.Dep.Antonio Pereira
O deputado Antonio Pereira (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia nesta quarta-feira (22) para parabenizar a governadora Roseana Sarney (PMDB) que, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), determinou a implantação, dentro de seis meses, do serviço de residência médica no Hospital Materno Infantil de Imperatriz. A residência médica viabilizará a instalação do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz, um antigo sonho da população.
Antonio Pereira disse que sua luta para garantir a instalação de um curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na cidade de Imperatriz é antiga. Ele lembra que, em 2003, no início do seu primeiro mandato, encaminhou indicação, anexa a anteprojeto de lei, ao então governador José Reinaldo Tavares (PSB), pedindo a instalação do curso, que já existia na cidade de Caxias, na região dos Cocais.
O parlamentar lamentou que tanto o governador José Reinaldo quanto o então reitor da Uema apresentaram uma série de dificuldades que inviabilizaram o curso de medicina em Imperatriz. “A governadora e o secretário Ricardo Murad acabam de tornar realidade uma antiga reivindicação de milhares de pessoas que precisam se deslocar para outros centros urbanos para continuar os estudos”, disse Antonio Pereira.
Para o democrata, o curso de medicina é necessário para a população da região Tocantina e da região Sul do Maranhão, que reclamava do benefício das autoridades competentes. “Eu mesmo me formei em medicina no ano de 1979, na cidade de Belém, no Pará, onde, há mais de 50 anos, já existiam dois cursos de medicina: um na universidade estadual e outro na universidade federal”, assinala.
Pereira destacou o empenho do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e dos deputados Rigo Teles (PV), Carlinhos Amorim (PDT), doutor Pádua (PP) e da deputada Valéria Macedo (PDT), para conseguir o curso de medicina. Em nome da Mesa Diretora, o presidente Arnaldo Melo prometeu todo o empenho parara tornar realidade o sonho do povo da região Tocantina e da Região Sul do Maranhão.
RESIDÊNCIA E CURSO
Segundo informações do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, a residência médica atenderá as áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia e neonatologia. Para implantar o serviço, o governo do Estado investirá R$ 4 milhões na adaptação das instalações físicas do Hospital Materno Infantil de Imperatriz, que também necessitará da contratação de tutores para acompanhar os residentes.
O curso de Medicina em Imperatriz tem como pré-requisito básico a implantação do serviço de residência médica. A importante medida foi confirmada pela própria governadora Roseana Sarney (PMDB), durante audiência realizada com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em março deste ano, em Brasília (DF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *