Estado recebe duas ambulâncias para transporte de presos

Duas ambulâncias semi-intensivas, destinadas uma ao sistema penitenciário da Capital e outra para a cidade de Pedreiras, foram entregues ao Governo do Estado na manhã desta quarta-feira (13), na Penitenciária Feminina. A doação foi feita pelo Ministério da Justiça, representado pelo diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Augusto Rossini, pelo o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Geder Gomes, e pelo diretor de Políticas Penitenciárias, Alexandre Cabana, para o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sérgio Tamer.

A entrega das ambulâncias representa uma parceria do Estado com o Governo Federal, onde o Ministério da Justiça disponibilizou em março um montante de 20 milhões que devem ser empregados para ampliação e reformas do sistema carcerário do Maranhão, na compra de equipamentos, aperfeiçoar a política criminal, além de aplicar em projetos de socialização e reintegração social, assistência material, jurídica e da saúde dos detentos.

Na finalidade de enfrentar a crise do sistema carcerário maranhense, o diretor geral da Depen, enfatizou a importância da união dos governos federal e estadual para a tomada de providências. “Percebo muita boa vontade do secretário Sérgio Temer na atuação do Sistema e tenho certeza que em um prazo razoável a situação irá melhorar”, disse Augusto Rossini. Sobre a entrega das ambulâncias que representa cuidados com a saúde dos presos, acrescentou Augusto Rossini. “Temos o dever de dar um tratamento adequado, por isso mais 78 ambulâncias, além de carros e outros equipamentos serão repassados aos estados brasileiros”.

Sérgio Temer aproveitou o momento da entrega das ambulâncias e disse que o estado do Maranhão, em virtude do empenho da Governadora Roseana Sarney que esteve reunida com o Ministério da Justiça, em Brasília, citou da metodologia de trabalho diferenciada do Governo, de uma nova postura e um novo momento vivido pelo sistema penitenciário do Maranhão. “Esse novo momento se baseia na reintegração social, para isso criamos uma secretaria adjunta especificamente da reintegração, que trabalha desde o início até o término da pena do detento”, declarou o secretário da Sejap.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *