Pesquisa aponta Nordeste com população mais insegura do Brasil

Em pesquisa feita no ano passado e divulgado nesta quarta-feira (30), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que os nordestinos são os que tem mais medo de serem assassinados. De acordo com o (Ipea) 85,8% dos entrevistados residentes na região afirmaram ter “muito medo” de serem vítimas de homicídio.  Segundo a pesquisa, essa sensação está relacionada ao alto índice de homicídios dolosos (com intenção e matar) e ao pequeno investimento público em segurança. O estudo apontou que na região, em 2009, ocorreram 293 homicídios por milhão de pessoas.
Gastos com Segurança Pública
No Nordeste também é registrado o menor gasto per capita com segurança pública do País, apenas R$ 139, 60. Por outro lado, a região lidera no quesito número de pessoas que confiam nas polícias militar e civil (5,8% da população) e é a segunda colocada em avaliações positivas do atendimento policial. De cada 100 mil atendimentos, 463 foram considerados bons, deixando o Nordeste atrás apenas do Sul, onde a cada 100 mil habitantes 496 consideraram o atendimento policial bom ou ótimo.
No Brasil, em média, são gastos R$ 200,07 per capita com Segurança Pública, 297 de mil habitantes confiam nas polícias militar e civil e 435 avaliam positivamente o atendimento policial recebido.
O Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) tem a finalidade de verificar como a população de cada Estado do Brasil avalia serviços de segurança públicos e permite que o Estado atue de maneira mais eficaz nessas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *