Roberto Costa



O dilema do deputado estadual Roberto Costa
O secretário estadual da Juventude, Roberto Costa, realizou o grande sonho de sua vida de menino pobre do bairro da Madre Deus, em São Luís.  
Foi eleito a deputado estadual pela coligação “O Maranhão Não Poder Parar”, comandada pela governadora Roseana Sarney (PMDB), com 45.257 votos.
Mas, depois das eleições de outubro de 2010 viu que a realidade era bem diferente: no jogo da política, mandam os que têm e os que podem. Os comandados obedecem.
Roberto Costa teve que abrir mão do sonhado mandato na Assembléia e ceder a vaga ao 1º suplente do PMDB e genro do mega empresário Mauro Fecury, Fábio Braga.     
Como premio de consolação, Roberto Costa recebeu recém-criada a Secretaria Extraordinária da Juventude. Para quem não sabe as secretarias extraordinárias não tem orçamento próprio.
Como ninguém é de ferro, Roberto Costa resolveu reagir e colocou as unhas para fora. Mandou avisar que espera até o mês de fevereiro para transformarem a Secretaria da Juventude em ordinária.
Caso contrário, Roberto promete assumir sem mandato na Assembléia e deixar o suplente Fábio Braga chupando dedo. Tem muita gente torcendo para Roberto ir para a AL. Afinal, o mandado é ou não é dele?
Som alto vai dar cadeia no Carnaval
O som de carro alto em via pública vai levar muita gente idiota e inconseqüente ao Centro de Triagem da Penitenciária Agrícola de Pedrinhas, durante o período carnavalesco na capital maranhense.  
É que a polícia Militar, a Polícia Civil, membros do Ministério Público, peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e agentes da Secretaria Municipal de Transito e Transportes (SMTT) estão jogando pesado.   
Todos os dias, as equipes vão realizar blitz surpresa em diferentes locais da cidade. As denúncias também serão checadas. Quem for apanhado com o som do carro acima  de 104 decibéis, vai ganhar três presentinhos.
Os dois primeirros são 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 127,69. O terceiro é a prisão e reconhimento ao Centro de Triagem da Penitenciária Agrícola de de Pedrinhas, onde só tem gente fina.  
Se o infrator for preso no sábado ou domingo, só sai de cana na segunda, depois de esperar o juiz chegar no gabinete e pagar a fiança. Se tiver bronca pesada na justiça, fica em Pedrinhas.   
Depois de muito abuso, a lei foi criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A questão não é só pela poluição sonora. Segundo especialistas da área de saúde, som alto pode provocar problemas mais graves.
Uma simples exposição a um som muito intenso pode ser suficiente para levar a um dano auditivo irreversível. Além do mais,  é bom estar no trânsito, escutando uma musiquinha suave, sem ouvir as de outros carros em alto volume.
Duplicação da “Rodovia da morte”  
O secretário de Estado de Cidades, engenheiro Pedro Fernandes, garante que até o dia 20 deste mês o Governo Federal finalmente vai publicar o edital para as obras de duplicação da BR-135.
A rodovia já foi apelidada de “Rodovia da Morte” por causa dos constantes acidentes com vítimas fatais. Os acidentes são provocados pelo excesso de tráfego em apenas duas pistas.
Para piorar a situação, um trecho da rodovia, perto de Entroncamento, está cheio de ondulação na pista por causa do tráfego de caminhões pesados. É um prato cheio para provocar acidentes.   
Os recursos para a execução da primeira etapa da obra, que deve demorar mais de um ano, são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), calculados em R$ 300 milhões.
Inicialmente, o Governo Federal vai duplicar o trecho Estiva/Bacabeira. Posteriormente, devem ser duplicados os trechos Bacabeira/Entroncamento/Miranda, os pontos mais perigosos da BR.  
A duplicação será feita pelo lado da ferrovia São Luís/Teresina. A expectativa é que o mega projeto contemple também a duplicação do Sistema Italuís, uma obra necessária para a capital maranhense.           

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *