Detran-MA realiza blitz educativa do Projeto “Feriado Bom é Feriado Seguro” na BR-135

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou blitz educativa do Projeto “Feriado Bom é Feriado Seguro”, na BR-135, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo da ação foi alertar condutores e passageiros sobre a importância do uso dos equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos e sobre a Lei Seca.

Durante a blitz as equipes de educadores distribuíram materiais informativos, para as pessoas que viajavam para o interior do estado, neste feriado da Semana Santa. Em cada abordagem, eles verificavam se os passageiros dos bancos traseiros dos veículos também utilizavam o cinto de segurança e se os motoristas mantinham os faróis ligados durante o trajeto. Além de conscientizar a população para tomar atitudes positivas no trânsito evitando os riscos de acidentes.

Entre as orientações estão o uso constante do cinto de segurança, não usar celular, respeitar os limites de velocidade e sobre os perigos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. No caso de motociclistas, os educadores instruem para o uso de equipamentos de proteção como o capacete.

Segundo a Chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito do Detran-MA, Juliana Salazar, as ações educativas são essenciais para a mudança de comportamento de condutores, passageiros e pedestres no trânsito. “Nos feriados intensificamos as ações que incentivam o bom comportamento dos cidadãos, com o objetivo de conscientizá-los a trafegar com segurança e responsabilidade”, afirmou.

Para a Técnica de Radiologia, Fabíolla Naianne Cardoso, ações educativas são importantes para a conscientização da população. “Sempre que viajo e passo pela Rodovia, vejo a equipe do Detran-MA realizando este trabalho.Já fui abordada outras vezes e aprendi que o cinto de segurança deve ser usados por todos os passageiros. Agora quem viaja comigo só vai se colocar o cinto”, disse.

O Inspetor da PRF, José Raimundo dos Santos Júnior, falou da importância da ação conjunta para a prevenção de acidentes. “A parceria entre os órgãos de trânsito na realização de ações educativas, vem dado resultados positivos. O alcance das mensagens se torna maior, com mais condutores orientados e menor chance de acidentes”, explicou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *