Empreendedores Criativos apoiados pelo Sebrae ganham espaço na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

Projetos contemplados no edital de Economia Criativa, do Sebrae e Fapema, incluem jogos educativos sobre povos tradicionais e resgate da cultura popular

Empreendedores apoiados pelo Sebrae Maranhão e pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), ganharam visibilidade na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024, realizada no Convento das Mercês, no Centro de São Luís. O evento, realizado entre 15 e 17 de outubro, foi organizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SECTI, tendo a participação de projetos contemplados pelo edital de Economia Criativa.

Entre os destaques, o projeto “Boi da Floresta em Produtos por Meio do Design para Inovação Social: a Produção de uma Coleção com os Artesanatos do Boi”, que trouxe uma coleção de produtos inspirados na cultura local, como camisetas, ecobags e cadernetas do Memorial de Apolônio. Ana Karina Moraes, do Boi da Floresta, ressaltou o interesse do público na coleção apresentada na ocasião. “Muitos estudantes já conheciam o Boi da Floresta, mas não sabiam que comercializamos esses itens, e todos ficaram muito interessados. Isso mostra o potencial de nossos produtos em atrair novos públicos e aumentar a divulgação sobre o Memorial de Apolônio e o nosso Boi”, comentou.

Jogos educam sobre Povos Tradicionais – Dois dos empreendimentos presentes na SNCT aliam jogos e conhecimento sobre povos tradicionais, e um deles é a Crafteca Studios que apresentou seu jogo de tabuleiro que ensina sobre a Etnoastronomia dos Tupinambás do Maranhão, com foco em proporcionar uma experiência divertida e educativa para diversos públicos.

A chefe de marketing da Crafteca, Eliane Regis, relatou o impacto positivo da participação no evento para o trabalho desenvolvido pela empresa. “Está sendo um sucesso, pois estamos conseguindo divulgar nosso trabalho e objetivos, além de promover o financiamento coletivo do nosso jogo educacional, que será lançado em novembro. O evento veio em um momento crucial para a nossa divulgação e para impulsionar nossos projetos”, destacou.

Já para a diretora de Operações do Gamezônia, Patrícia Muniz, a participação na SNCT marca a “evolução de nosso trabalho”. “Há dois anos, quando viemos a primeira vez, tínhamos poucas cenas do que seria o Gamezônia, e hoje temos o produto final, que se propõe a recontar a história de comunidades tradicionais da Amazônia, como os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pescadores. Agradecemos muito ao Sebrae por todo o incentivo e apoio”, afirmou a diretora.

Cultura maranhense na literatura infantil – No final do último dia de SNCT no Maranhão aconteceu o lançamento do livro “Rosinha e o Fofão”, da escritora e atriz Camila Reis Brito, que também protagonizou uma performance teatral e uma sessão de autógrafos.

O livro aborda o universo da cultura popular, especialmente o personagem Fofão, ícone do carnaval local. “O objetivo é trazer a cultura maranhense para a literatura infantil, incorporando elementos da nossa tradição nos espaços escolares e familiares”, disse Camila. O livro inclui um manual para construção caseira da roupa e da máscara do Fofão, resgatando uma tradição que marcou a infância de gerações nos bairros do Centro de São Luís.

Economia Criativa em foco – O edital de Economia Criativa, que apoiou a participação dos empreendedores na SNCT, foi resultado de uma parceria entre Sebrae e Fapema, e contou também com programa executado pela TXM Methods, utilizando a metodologia TXM Business. O programa, que teve início em junho de 2023, teve sua conclusão em setembro último, com a apresentação do produto final de cada projeto selecionado. Ao todo, 46 propostas foram contempladas, abrangendo áreas como consumo, cultura e mídias, com investimentos de R$1,3 milhão.

A coordenadora de Transformação Digital e Produtividade do Sebrae no Maranhão, Danielle Abreu, comentou a relevância do edital para o desenvolvimento do setor no estado. “A parceria entre o Sebrae Maranhão e a FAPEMA no segundo Edital de Economia Criativa tem sido um marco no incentivo à inovação e ao empreendedorismo. Juntos, estamos ampliando as oportunidades para que criativos transformem suas ideias em negócios de impacto, fortalecendo o ecossistema de economia criativa e promovendo o desenvolvimento econômico, cultural e social”, afirmou.

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