A Corregedoria Nacional do Ministério Público realizou nesta terça-feira, 3, de forma virtual, a abertura da correição ordinária em órgãos de controle disciplinar no Ministério Público do Estado do Maranhão. Participaram da solenidade o corregedor nacional, Ângelo Fabiano Farias; o procurador-geral de justiça do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira; a corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, além de membros integrantes das Corregedorias Nacional e Estadual e da administração superior do MPMA.
A correição, que também acontece de forma remota, tem como objetivo verificar o funcionamento e a regularidade das atividades desenvolvidas por esses órgãos.A corregedora-geral do MPMA deu as boas-vindas aos integrantes da Corregedoria Nacional, apresentou alguns dados sobre a realidade do Ministério Público estadual, ressaltando a carência de 73 cargos vagos de promotor de justiça e a necessidade de realização de concurso público para o preenchimento das vagas.
Danilo de Castro igualmente saudou os participantes da solenidade, reforçou as dificuldades para atuação institucional no estado diante do déficit de promotores, mas observou a importância do trabalho da Corregedoria para contribuir com a correção de possíveis erros de procedimentos de membros da carreira ministerial. “É sempre bom corrigir o que estiver desajustado e aprender mais e até sofisticar aquilo que estamos realizando”, ressaltou.
Ao encerrar a solenidade, Ângelo Fabiano esclareceu que a ideia da correição é propiciar o aperfeiçoamento do MP brasileiro e colocou a Corregedoria Nacional à disposição do MP do Maranhão para esforços conjuntos. “O que buscamos primordialmente é fazer o Ministério Público crescer, enfatizando mais a troca de experiências e o controle disciplinar e correicional. Queremos assim demonstrar à sociedade brasileira que o sistema disciplinar nacional do MP funciona a contento, não somente o CNMP e as corregedorias, como também os conselhos superiores e colégios de procuradores e até os procuradores-gerais”, resumiu.
AUTORIDADES PRESENTES
Pelo Ministério Público do Maranhão, acompanharam a solenidade de abertura da correição a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; a sub-corregedora geral do MPMA, Maria Luiza Ribeiro Martins; a procuradora de justiça Marilea Campos dos Santos Costa, secretária do Colégio de Procuradores; a chefe de gabinete do procurador-geral de justiça, Theresa Maria Muniz de La Iglesia, além dos promotores de justiça corregedores.
Representando a Corregedoria Nacional do Ministério Público, participaram o coordenador-geral, Rinaldo Reis Lima; o chefe de gabinete, Mauricio Coentro Pais de Melo; a coordenadora de Correições e Inspeções, Karina Soares Rocha; a coordenadora de Inovações, Fernanda Alves Poppl; o procurador de justiça militar Alexandre Leal Saraiva e o procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Humberto Eduardo Pucinelli, ambos membros auxiliares da Corregedoria Nacional.