Jota Pinto propõe que Festejo de Nossa Senhora da Conceição seja Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

Jota Pinto propõe que Festejo de Nossa Senhora da Conceição seja Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

O deputado Jota Pinto (Podemos) declarou, na sessão plenária desta quarta-feira (13), que protocolou junto à Mesa Diretora da Casa um projeto de lei que institui o Festejo de Nossa Senhora da Conceição, na Paróquia do Monte Castelo, em São Luís, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão.

“O Festejo de Nossa Senhora da Conceição é o maior da Igreja Católica, em São Luís. O santuário precisa do reconhecimento desta Casa”, argumentou Jota Pinto.

Igreja Nossa Senhora da Conceição - São Luís | igreja católica

O parlamentar acrescentou ainda que o Festejo de Nossa Senhora da Conceição começa geralmente no dia 8 de novembro e se estende até o dia 8 de dezembro.

“São mais de trezentas mil pessoas que participam das novenas, das missas e do grande ato celebrado no dia 8 de dezembro, que sempre acontece na Praça Maria Aragão”, salientou o deputado.

Ele lembrou que no dia 8 de dezembro de 2004, por solicitação do padre Wilson, que hoje é bispo de Imperatriz, diante de uma multidão de mais de 100 mil pessoas, Dom Paulo Pontes, que na época era arcebispo de São Luís, publicou o decreto de criação do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Monte de Castelo.

“A partir dessa mudança, os festejos de Nossa Senhora da Conceição foram aumentando e tendo uma mudança da metodologia dos eventos da Igreja e, hoje, não só devotos de São Luís, mas de vários municípios do estado vêm para esse grande momento de fé e devoção. Portanto, apresento esse projeto a esta Casa com muita alegria no coração, pelo fato de também ser devoto de Nossa Senhora da Conceição, pedindo já o apoio de cada deputado e cada deputada para aprovação da matéria”, disse Jota Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *