Dois abatedouros clandestinos são fechados em São Luís

Uma operação realizada pelo Ministério Público, Secretaria Municipal de Abastecimento, Blitz Urbana e a Polícia Militar do estado do Maranhão, fecharam dois abatedouros clandestinos  no bairro João Paulo e Coroado, na capital.  Duas pessoas foram detidas e  32 animais entre a maioria porcos e bodes foram apreendidos. A carne apreendida imprópria para consumo era distribuídas nas feiras e mercados da capital.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, os locais não tinham as condições de higiene exigidas para criação, abate ou comercialização de animais. Fiscais da prefeitura visitaram os abatedouros após denúncia de moradores da região. Eles reclamavam do mau cheiro e das condições precárias de funcionamento dos abatedouros.

 

Em uma parte do local, que ficavam localizados dois abatedouros, foram encontrados cerca de 30 animais, alguns já abatidos e prontos para serem vendidos.

Ainda foram apreendidos alguns porcos vivos. Eles estavam em chiqueiros sujos e escondidos, aguardando a hora do abate.

Para Ivaldo Rodrigues, Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, algumas pessoas se aproveitam desses espaços para fazer abate de vários animais. “Nós já temos os abatedouros oficiais, que a secretaria dá o selo de inspeção sanitária. E nos temos toda essa legalidade. Infelizmente as pessoas se aproveitam desses espaços que são absolutamente inadequados para esse tipo de abate”, afirmou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *