A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) reuniu-se, nesta terça-feira (9), para debater sobre a gestão de resíduos sólidos no Maranhão. O deputado Fernando Braide (PSD), membro da comissão, esteve presente no encontro e sugeriu atuação conjunta entre os poderes para combater problemas ambientais no estado.
A reunião contou com a presença de representantes da gestão estadual, entre eles o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Leônidas Araújo, que destacou o encontro promovido entre prefeitos de 13 municípios e Governo do Maranhão, realizado nesta semana.
“É fundamental envolvermos as comunidades da Grande Ilha e os municípios vizinhos para promovermos ações eficientes. Partindo dessa premissa, temos buscado parceiros e consultores para identificarmos soluções para este problema”, afirmou Araújo.
Para o deputado Fernando Braide, adaptar exemplos de outros estados e aproveitar o momento de integração entre os poderes é um bom caminho para garantir que a gestão de resíduos sólidos funcione no Maranhão.
“Acredito que nós, enquanto deputados, podemos fazer um movimento para integrar deputados federais, governo do estado, governo federal e municípios para avançarmos na questão dos resíduos sólidos e ir além, tratando, também, do saneamento básico, um assunto que ainda é pouco debatido nesta Casa”, pontuou o parlamentar.
O debate contou, ainda, com a participação dos deputados estaduais Júlio Mendonça (PCdoB), presidente da comissão; Solange Almeida (PL); Ricardo Arruda (MDB) e Rafael Leitoa (PSB).