O presidente Michel Temer nomeou nesta quarta-feira (8), o delegado Fernando Segóvia, como novo diretor da Polícia Federal. Segóvia substitui Leandro Daiello que está no comando da Polícia Federal há sete anos
Segóvia já foi superintendente da PF no Maranhão, tem perfil agregador, além da escolha ter agradado à classe política, é apadrinhado por José Sarney.
Fernando Segóvia é advogado formado pela Universidade de Brasília, com experiência de 22 anos na carreira. Foi superintendente regional da PF no Maranhão e adido policial na República da África do Sul, tendo exercido parcela importante de sua carreira em diferentes funções de inteligência nas fronteiras do Brasil.”
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), principal e mais influente entidade da categoria, já divulgou uma nota desejando “sorte e sucesso” ao novo diretor-geral da corporação, delegado Fernando Segóvia. Porém os delegados não abrem mão da adoção da lista tríplice, nos moldes da Procuradoria, para escolha do chefe da PF.
Associação já elegeu uma lista tríplice, levada ao então ministro da Justiça Alexandre de Moraes, agora ministro do Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, os delegados elegeram três nomes para a cadeira do diretor-geral Leandro Daiello que já falava em sair. Mas a iniciativa não vingou.