Viva Beira-mar comemora 1 ano com inauguração da Delegacia do Consumidor

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA) realizou o aniversário de 1 ano do Viva Beira-Mar. Durante a solenidade, foi também inaugurada a nova Delegacia do Consumidor, dentro do Viva. A unidade foi a primeira a ser inaugurada pelo plano de reestruturação e ampliação, e é a maior em número de guichês e em capacidade de atendimento.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Melo Pereira, e o superintendente da Polícia Civil da Capital, Armando Pacheco, além do presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, a equipe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Cidadão do Viva e outras autoridades.

Durante a cerimônia de comemoração pelo primeiro ano de funcionamento da unidade Beira-Mar, o presidente Duarte Júnior comemorou o trabalho realizado até aqui. “As conquistas que alcançamos após esse primeiro ano de funcionamento, com 99,29% de satisfação dos cidadãos, apenas comprovam que sem corrupção e com compromisso social, é possível sim levar às pessoas um serviço público de qualidade. Agora, além do Procon, com a presença da Decon e fortalecendo nossa parceria com a Polícia Civil, continuaremos ampliando e qualificando nossos serviços cada vez mais, em prol da melhoria da qualidade de vida de todos os maranhenses”, assegurou o presidente.

O evento contou, ainda, com o descerramento da fita de inauguração da Delegacia do Consumidor, ligada à Polícia Civil do Estado, dentro do Viva. A ação é uma maneira de fortalecer a defesa do consumidor que já vem sendo realizada na unidade Beira-Mar por meio dos postos do Procon.

Para o secretário Jefferson Portela, a presença da Decon dentro do Viva somará aos trabalhos já realizados pelo Procon/MA. “Agora, os servidores do Viva passam a ter toda uma garantia de uma unidade de delegacia de polícia civil para assegurar o exercício da atividade de controle feita pelos servidores do Procon e pelo atendimento do Viva da Beira-mar, reforçando os trabalhos de defesa da cidadania”, destacou o secretário.

Segundo delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Melo Pereira, na Decon os consumidores poderão realizar registro de boletim de ocorrência e acompanhar processos de investigação de crimes contra as relações de consumo. “Até agora, nós realizávamos o registro da carteira de identidade e, a partir de agora, também vamos oferecer os serviços da Delegacia do Consumidor. É uma honra para a Polícia Civil poder agregar esses serviços para toda a sociedade por meio do Viva”, comemorou o delegado.

Após a cerimônia, foi ainda servido um almoço para todos os servidores da unidade durante um momento de confraternização, onde houve homenagem às servidoras mães e premiações para atendentes. O presidente do Procon/MA ainda anunciou o aumento de 16% que o setor de atendimento terá sobre seus salários em reconhecimento pela qualidade do trabalho realizado, benefício que só foi possível graças ao contingenciamento de recursos realizado em 2016, que gerou uma economia de 45,11% dos recursos públicos do Viva, mesmo com a inauguração de novas unidades.

Primeira unidade

Inaugurada pelo governador Flávio Dino em 11 de maio de 2016, a unidade do Viva na Av Beira-Mar possui cerca de 130 guichês distribuídos em 30 postos, com capacidade para 5 mil atendimentos diários – o dobro da capacidade das antigas unidades da Praia Grande, João Paulo e Jaracati, juntas. Entre os meses de junho e dezembro de 2016, a unidade recebeu cerca de 259 mil avaliações, das quais 257 mil avaliaram o atendimento como ótimo e bom, atingindo 99,29% de satisfação do público. Se comparada às antigas unidades da Praia Grande e do João Paulo, mesmo com a ampliação dos serviços, a mega unidade possibilitou uma economia de 20,60% aos cofres públicos do Estado.

 

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