Técnicos ajustam traçado do VLT e intensificam obra

 
A obra de implantação do Veículo
Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo executada pela Prefeitura de São Luís,
segue normalmente, dentro do cronograma, e de forma intensificada. O
secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral
Marques, informou, nesta quinta-feira (27), que foi feito um ajuste do traçado
no trecho que abrange um posto de combustível, no Anel Viário, na altura do
bairro do Desterro. A montagem dos trilhos (grade ferroviária), naquela área,
está sendo realizada entre o posto e o Mercado do Peixe.

“Verificamos que não será necessário retirar o
posto de combustível. Para tanto, as bombas e os tanques do posto serão
removidas para um local mais a frente. Sendo assim, o traçado vai passar entre
um espaço do posto e o Mercado do Peixe”, explicou José Arthur.

O adjunto da SMTT disse que, entre o posto e a via
permanente (grade ferroviária), será construída uma parede corta-fogo (anteparo
para evitar a propagação de fogo). “Não é obrigatório, mas faremos por
motivo maior de segurança”, frisou.

Etapa 2 – Arthur Cabral enfatizou que a Prefeitura já executa a etapa 2 da obra
do VLT em São Luís, (sentido Ceprama/Bar do Marujo, passando por detrás do
Sambódromo, no Bacanga, em direção ao posto de gasolina/Mercado
do Peixe), onde estão sendo realizados serviços de terraplanagem para a
colocação da brita e, posteriormente, da grade ferroviária.

Estes trabalhos consistem na preparação da base da via (escavações, drenagem e
colocação de caneletas, entre outros serviços) e implantação da superestrutura
com a instalação dos dormentes e dos trilhos. “As obras da etapa 2
acontecem e seguem vindo do sambódromo até se juntar ao ponto próximo do
posto/Mercado, onde o trecho de 800 metros já está pronto, entre o Mercado do
Peixe e o fundo do Terminal de Integração da Praia Grande”, pontuou Arthur
Cabral.

Ponte metálica – José Arthur disse que quanto à
construção do pontilhão no Portinho (ponte metálica) – necessária por conta da
intercepção da via permanente com um trecho do canal do Mercado Central – ela
se alinhará ao ajuste do traçado.

Ele frisou, ainda, que a etapa 3, que vai do
Ceprama até a Rádio São Luís, inicia na próxima semana. “Estamos fazendo
alguns ajustes e vendo como executar os serviços sem causar problemas ao
trânsito”, ressaltou José Arthur Cabral.

“Em nenhum momento, a obra de implantação do
VLT ficou parada. Na etapa 2, que vem do sentido do sambódromo, a sub-base está
sendo executada. A etapa 3 também já iniciará”, acrescentou.

Os dois carros que formam o VLT têm capacidade para 358 pessoas. O VLT possui
duas cabines opostas, o que suprime a necessidade de manobra para poder mudar o
sentido do trajeto pelo fato de ter movimentação bidirecional. Além disso, o
veículo possui rapidez de resposta na hora da frenagem, bem como velocidade de
resposta de aceleração e estabilidade de velocidade. Cada carro
tem 18 metros de extensão, que formam o veículo de 36 metros, com seis portas,
que abrem simultaneamente.

Capacidade do VLT – O VLT é movido a biodiesel, tanto o carro líder (motor de
tração) quanto o carro reboque (gerador). Ele tem uma velocidade média de 40
km/h (hoje a velocidade média operacional do transporte coletivo em São Luís é
de 12 km/h) e é constituído de ar-condicionado, cadeiras de fibra, GPS (avisa
quando se aproxima a próxima estação), espaço para idosos, grávidas, obesos e
pessoas portadoras de necessidades especiais. Entre as vantagens, estão a
regularidade, pontualidade, eficiência e menor tempo de espera. Até
dezembro deste ano, será finalizado o segmento que vai da Praia Grande ao Bairro
de Fátima – de 5 km.

A etapa inicial do VLT consiste no primeiro trecho
de execução da Linha I do VLT (Centro – São Cristóvão), que irá até as
imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos Franceses e Africanos,
numa extensão de 13 Km.

A Linha I do VLT (Centro – São Cristóvão) terá ao todo seis VLTs, totalizando
12 carros. A segunda etapa (linha 2) será do Anjo da Guarda ao Centro.

 

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