MEC anula Enem de estudantes do Ceará que tiveram acesso a questões

                                                                                                                              R7
O MEC (Ministério da Educação) vai anular as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso a questões do exame por meio de um simulado aplicado pela escola semanas antes da data do certame.
O ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro.
Os itens vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, da qual participaram alunos da escola cearense em outubro do ano passado.
O pré-teste é feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep.
A direção do Colégio Christus diz que os estudantes devem ter repassado esses itens para um banco de questões próprio da escola, usado para confeccionar material preparatório.
Para o MEC, o fato configura quebra de isonomia e, por isso, há a necessidade de aplicar uma nova prova para os alunos do colégio.
O ministério informou ainda, em nota, que, em caso de envolvimento da instituição de ensino ou de terceiros, “manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente”.
A Polícia Federal continuará investigando o caso.
Entenda o caso
Nesta terça -feira (25)  uma conta do facebook registrada no nome Caio Cipriano, postou imagens de perguntas de um simulado realizado pelo colégio Christus, de Fortaleza, no Ceará, realizado há duas semanas. Foram divulgadas 13 questões que seriam idênticas a perguntas do Enem aplicado neste fim de semana.
Na manhã desta quarta-feira o Ministério Público do Ceará enviou uma recomendação ao MEC ( Ministério da Educação) pedindo a anulação do Enem deste ano. O MEC teria identificado que nove questões eram idênticas, uma muito parecida e outras as outras quatro não teriam a ver com o exame.
As perguntas que teriam vazado são as perguntas 87,46,50,74,57,34,33 e 32  aplicadas no primeiro dia e 113,180, 141, 173 e 154 do segundo dia, todas do caderno de provas amarelo.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *